Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/59392

TitleIndumentária e travestilidade: a roupa como meio de afirmação da identidade de gênero
Author(s)Costa, Patrícia Pereira Cardoso da
Advisor(s)Rabot, Jean-Martin
KeywordsIndumentária
Travestilidade
Gênero
Identidade
Clothing
Transvestites
Gender
Identity
Issue date2018
Abstract(s)Ao observar a história da indumentária é notório que o modo de vestir sinaliza a forma de vida de um povo e marca as alterações sociais entre as décadas. A moda como um meio de comunicabilidade expõe a cultura, a memória afetiva, o posicionamento político e a configuração social em uma sociedade. As roupas, em conjunto com o corpo humano, formam um objeto simbólico, material de representação social. E entres tantos pontos que formam a estrutura social de um indivíduo temos a sexualidade, a orientação sexual e a identificação de gênero. Com isto, surgem os questionamentos: Qual o papel da indumentária na afirmação da posição social de uma pessoa? O vestuário utilizado por um indivíduo é uma extensão do seu gênero? Qual a importância do que é trajado para a confirmação da identidade de um ser? Fundamentada nestas indagações, e com dados empíricos e teóricos sobre corpo, imagem e indumentária foi arquiteta esta pesquisa com foco em analisar a importância da indumentária na construção da identidade de gênero. O público analisado foram mulheres trans e transexuais que habitam na cidade de Fortaleza-Brasil.
In observing the history of clothing, the way of dressing signals the way of life of a people and marks the social changes between the decades. Fashion as a means of communicability exposes culture, affective memory, political positioning and social configuration in a society. The clothes, together with the human body, form a symbolic object, material of social representation. And among so many points that form the social structure of an individual we have sexuality, sexual orientation and gender identification. With this, the questions arise: What is the role of clothing in affirming a person's social position? Is an individual's clothing an extension of his or her gender? What is the importance of what is at stake for the confirmation of the identity of a being? Based on these inquiries, and with empirical and theoretical data on body, image and clothing, this research was designed with the aim of analyzing the importance of clothing in the construction of gender identity. The analyzed public were trans and transsexual women who live in the city of Fortaleza-Brazil.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura
URIhttp://hdl.handle.net/1822/59392
AccessEmbargoed access (2 Years)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
3_Dissertacao_PG32243_PatriciaCosta.pdf
  Restricted access
2,83 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy!

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID