Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/59211

TítuloA autonomia das crianças em contexto pré-escolar
Outro(s) título(s)Children’s autonomy in preschool context
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a autonomia das crianças em contexto pré-escolar
Supervised teaching practice in preschool education: children’s autonomy in preschool context
Autor(es)Mendes, Lilian Mallmann
Orientador(es)Sarmento, Teresa
Palavras-chaveAutonomia
Desenvolvimento
Oportunidades
Contributo
Educação pré-escolar
Autonomy
Development
Opportunities
Contributes
Preschool education
Data2018
Resumo(s)O presente relatório de estágio apresenta a investigação realizada no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico do Instituto da Educação da Universidade do Minho. A investigação foi desenvolvida em duas salas com crianças entre os quatro e seis anos de idade, numa instituição situada na Bélgica. A presente investigação tem como objetivo identificar e analisar práticas e ações promotoras de autonomia nas crianças, analisando a intencionalidade da organização da instituição educativa e a intencionalidade pedagógica das educadoras e minha nesse sentido. Deste modo, pretendeu-se encontrar a resposta aos seguintes objetivos de investigação: Identificar práticas de autonomia nas crianças; Analisar as ações promotoras da autonomia por parte das educadoras; Analisar a intencionalidade da organização da instituição educativa tendo em vista a promoção da autonomia das crianças. A recolha de dados foi sobretudo feita através de observações, entrevistas às educadoras e registos fotográficos. A posterior análise de dados baseou-se nas referências teóricas consultadas, nos objetivos de investigação e de intervenção pedagógica, tendo sido utilizado a metodologia de investigação-ação. Esta investigação possibilitou confirmar que a peça fundamental para o desenvolvimento da autonomia nesta instituição era o projeto educativo da mesma, pois promovia um ambiente de cooperação e entreajuda em que não existia uma hierarquia. Adicionalmente, as rotinas davam estrutura ao quotidiano e segurança às crianças, pois podiam antecipar diferentes momentos do dia. As características do espaço educativo também contribuíram para um ambiente de participação, porque as crianças podiam circular de forma responsável. Igualmente promotoras eram as ações de colaboração por parte das educadoras, como por exemplo a importância dos acordos estipulados em conjunto com as crianças e a liberdade para poderem tomar decisões de forma autónoma. As observações constantes por parte das profissionais de educação garantiam um contexto educativo direcionado para um trabalho em equipa.
The present report presents the research carried out within the scope of the Pre-School Supervision Practice course, inserted in the Master's Degree in Pre-school Education and Primary School Education of the Institute of Education of the University of Minho. The research was conducted in two rooms with children between four and six years of age at an institution located in Belgium. The present research aims to identify and analyze practices and actions that promote autonomy in children, and study the intention of the organization of the educational institution and the pedagogical intentionality of the educators and myself in this sense. In this way, it was intended to find the answer to the following research objectives: Identify autonomy practices in children; Analyze the actions promoting autonomy by the educators; Analyze the intentionality of the organization of the educational institution with a view to promoting the autonomy of the children. The collection of data was mainly done through observations, interviews with educators and photographic records. The subsequent data analysis was based on existent theoretical frameworks and on the objectives of investigative and pedagogical intervention, while abiding to the research-action methodology. This research made it possible to confirm that the key element for the development of autonomy in this institution was the educational project of the institution, since it promoted an environment of cooperation and mutual aid, in which there was no hierarchy. Another pivotal factor were the routines that the educators had implemented, which gave structure to daily life and thus safety to children, because they enabled them to anticipate different moments of the day. The characteristics of the educational space also contributed to an environment of participation, because children could move in a responsible way. Another factor were the actions that promoted collaboration by the educators, such as the importance of the stipulated agreements with children and the freedom to be able to make decisions autonomously. The constant observations on behalf of the educators guaranteed an educative context that placed a major focus on team work.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/59211
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Lilian Mallmann Mendes.pdf
Acesso restrito!
7,54 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID