Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/59194
Título: | A educação artística na promoção da aprendizagem nos contextos de Pré-Escolar e 1º Ciclo |
Autor(es): | Neves, Vânia Cristina Gomes |
Orientador(es): | Palhares, Sandra Susana Pires Silva |
Palavras-chave: | Educação artística Expressão plástica Aprendizagem Artistic education Plastic expression Learning |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | O presente relatório aborda dois projetos desenvolvidos em dois estágios distintos, um relativo ao Pré- Escolar e o outro ao 1º Ciclo, que tiveram como tópico comum o trabalho ao nível da educação artística. Na escola contemporânea, cada vez mais sujeita a mudanças educativas, surge a necessidade de encontrar novos métodos pedagógicos que contribuam para o desenvolvimento significativo das crianças e tudo isto requer que os educadores e professores reflitam sobre as suas práticas e encontrem métodos adequados às necessidades reais das crianças. Deste modo, o relatório tem como objetivo principal refletir sobre o contributo da Educação Artística, bem como a importância das atividades de Expressão Plástica, para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico. Os projetos de intervenção pedagógica basearam-se numa metodologia de Investigação-Ação, onde se pretendeu articular a Educação Artística com as restantes áreas do saber. No final deste relatório de estágio, apresento as conclusões que abordam a minha apreciação acerca da concretização dos objetivos dos projetos de intervenção pedagógica, fazendo uma reflexão relacionada com o meu caminho nos dois estágios e com as aprendizagens que realizei com os projetos implementados. This report addresses two projects developed by two separate internships, one related to Preschool, and one related to Elementary School, having both as common topic the work revolving around artistic education. In the contemporary school, increasingly more prone to educative changes, emerges the necessity to find new pedagogic methods that will help the students’ significant development. All of this requires that educators and teachers ponder about their practices, and find new methods that are adequate to the real necessities of their students. Thus, the main purpose of this report is to reflect about the contribution of Artistic Education, as well as the importance of Plastic Expression activities, to the children’s learning and development in Preschool and Elementary. The projects of pedagogic intervention were based in a methodology of action-research, in which the goal was to coordinate Artistic Education with the remaining areas of the curriculum. To end this training report, I will present the final conclusions about the accomplishment of the proposed goals by the pedagogical intervention project, as well as reflecting about my own path on both internships, and all I have learned during the implementation of the project. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/59194 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vania Cristina Gomes Neves.pdf Acesso restrito! | 4,22 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |