Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/59188

Title"Uma data em cada mão"
Author(s)Mateus, Isabel Cristina
KeywordsMaria Gabriela LLansol
Diário
Literatura portuguesa
Escrita fragmentária
Issue dateSep-2010
PublisherFundação Calouste Gulbenkian
JournalColóquio-Letras
CitationMATEUS, Isabel Cristina. "Uma data em cada mão". Revista Colóquio/Letras. Notas e Comentários, nº 175, pp 135-144.
Abstract(s)Publicado em Outubro de 2009, decorrido um ano sobre a morte da autora, Uma Data em Cada Mão. Livro de Horas I de Maria Gabriela Llansol é o primeiro volume de um conjunto de textos diarísticos inéditos que fazem parte do vasto espólio deixado pela escritora. Este que é o primeiro desse Livro de Horas “à venir, reúne os textos inéditos dos três primeiros cadernos e alguns registos avulsos escritos entre 1972 e 1976, em Lovaina e Jodoigne, incluindo reproduções de ilustrações, desenhos e esboços feitos pela escritora. Percorrer as páginas deste Livro de Horas é para o leitor entrar na oficina de escrita llansoliana, descobrir as raízes de uma escrita fragmentária e rizomática, acentuadamente anti-representativa, acompanhando os diversos registos que a caracterizam, do registo diarístico ao esboço narrativo, das notas e comentários de leitura a breves apontamentos do quotidiano, de tópicos e frases soltas a “cenas fulgor” ou momentos de intensa reverberação poética. Assim como acompanhar o processo de “estranhamento” enquanto estratégia formal e semântica e o reaparecimento de algumas das figuras tutelares e míticas da escritora (Hadewijch, Al-Halladj, Müntzer, São João da Cruz, Ana de Peñalosa, Coração do Urso, Eckhart ou Nietzsche). Percorrer as páginas deste diário, é descobrir um pouco mais de perto o vulto esquivo de uma das autoras mais enigmáticas da literatura portuguesa do século XX.
Typereview
URIhttp://hdl.handle.net/1822/59188
ISSN0010-1451
Peer-Reviewedyes
AccessopenAccess
Appears in Collections:CEH - CLit - Revistas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
COLÓQUIO LETRAS_NÚMERO 175.PDF4,03 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis