Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/59100

TitleMetodologias de design de serviços para a valorização de tecnologia
Author(s)Pinheiro, Carlos André Oliveira
Advisor(s)José, Rui
KeywordsTransferência de tecnologia
Inovação
Lean startup
Design de serviços
Technology transfer
Innovation
Service design
Issue date2018
Abstract(s)A área da inovação tem constantes atualizações e descobertas que a faz ser bastante debatida atualmente. O feito de inovar, e introduzir um produto ou serviço acrescentador de valor para um consumidor é um processo complexo, mas que se for bem conseguido, leva ao sucesso das empresas e à satisfação dos clientes. Contudo, há muito conhecimento e inovação que não encontra o seu caminho até um produto/serviço. Isto acontece, normalmente, porque a ligação entre a investigação produzida e o mundo empresarial é uma realidade muito mais complexa do que se possa antecipar. O conhecimento produzido nas Universidades poucas vezes consegue ser transferido para as startups, que tantas dificuldades têm em singrar no mercado. Muitas vezes, estas procuram envolver-se em projetos de inovação interna, quando a resposta ao que pretendem já foi investigado e não é aproveitado da melhor forma. Neste trabalho pretende-se utilizar uma abordagem experimental de transferência tecnológica que tem como objetivo melhorar o lado das universidades para potenciar ligações com a indústria, quer por integração em projetos de empresas, ou mesmo criando startups. Adotou-se uma estratégia de pesquisa qualitativa com casos de estudo da Universidade do Minho, em conjunto com equipas de investigadores de parcerias da universidade, aplicando metodologias de Design de Serviços e Transferência de Tecnologia.
The area of innovation is an area that has been much debated in recent decades. The art of innovating and introducing a product or service with value is an extensive process, but if successful, leads to business success and customer satisfaction. However, there is much knowledge and innovation that does not find its way to a product/service. This is because the link between the research produced and the business world is not robust, and there is not as much transfer of knowledge as one might expect. The knowledge produced in the Universities few times can be transferred to the startups, that so many difficulties have to start in the market. Often, they look for scenarios of internal innovation, when the answer to what they want has already been investigated and is not used in the best way. In this work we use an experimental approach of technology transfer that aims to work on the side of universities to strengthen links with the industry, either by integration in projects of companies, or even by building startups. A qualitative research strategy was adopted with case studies from the University of Minho, together with teams of researchers from university partnerships, applying methodologies of Service Design and Technology Transfer.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação
URIhttp://hdl.handle.net/1822/59100
AccessEmbargoed access (3 Years)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
a67658_Dissertacao_corrigida.pdf
  Until 2022-01-01
946,64 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID