Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/59097

TítuloReorganização de um armazém de materiais de construção e melhoria dos seus processos de arrumação e picking
Autor(es)Freitas, João Pedro Viegas de
Orientador(es)Telhada, José
Palavras-chaveLogística
Gestão do armazenamento
Layout
Picking
Normalização de processos
Logistics
Storage management
Standardization of processes
Data2018
Resumo(s)A presente dissertação aplica princípios e métodos científicos para o desenvolvimento de ações de melhoria na organização e gestão de um armazém de materiais de construção que funciona como o elo principal na cadeia de abastecimento das obras do Grupo dst. A atual organização e gestão dos processos do armazém de materiais apresentam claras deficiências que manifestamente geram desperdícios, condicionam a produtividade e o nível de serviço prestado aos clientes, apesar de o sistema contar com a dedicação de gestores e colaboradores experientes e com a utilização do ERP SAP. O estudo tem duas vertentes. Uma das vertentes incide no desenvolvimento de ações de melhoria dos diversos processos logísticos realizados no armazém, iniciando com o levantamento minucioso das operações realizadas, medição dos tempos de execução e mapeamento através da metodologia DMAIC. Ainda com esta metodologia, pretende-se normalizar os processos e aumentar a respetiva eficiência. A segunda vertente do estudo incide, em particular, na análise do layout e arrumação do armazém, e da atividade de picking. A intervenção passa pela proposta de um novo sistema de identificação das estantes e prateleiras, aliado a uma gestão visual eficaz, uma redefinição dos locais reservados ao armazenamento de cada um dos materiais e a uma redefinição do modelo de lista de picking. Com as melhorias propostas, estimam-se ganhos de produtividade e eficiência, com base na projeção da redução de 50% do tempo médio despendido no processo de aditamento, na redução de 32,8% do tempo médio de ocupação diário da equipa de trabalho do armazém com a inserção de um Gestor de Stock, uma coordenação entre o fornecedor e o armazém através do horário definido, controlar o nível e minimizar o stock dos materiais, a automatização de algumas operações dos respetivos processos, a fiabilidade dos dados em SAP, a redução do número de deslocações e distância no picking dos materiais e melhor método de arrumação e organização dos materiais. Ao nível de ganhos qualitativos estima-se uma melhor gestão visual dos materiais e locais de armazenamento no armazém de materiais.
The present dissertation applies principles and scientific methods to promote improvement actions for organizations and management of a warehouse with materials for construction that works has a connection between the supply chain of the dst Group. The actual management and organization of the processes to the materials warehouses show great deficiency that generate waste, condition the productivity and the level of service provided to the clients, despite the fact that the system accounts with the dedication of the experienced managers and collaborator and the use of the of the ERP SAP. This study has two strands. One strand focuses in the development of the improvement actions of the diverse logistics processes used in the warehouse, starting with the survey scrutiny of the operations carried out, time measurements of the executions and mapping with the methodology DMAIC. Still with this methodology, it’s pretended to normalize the processes and increase the respective efficiency. The second strand of the study focuses, in particular, in the analysis of the layout and the storage of the warehouse, and the picking activity. This intervention involves the proposal of a new identification system for shelves and racks, allied to an effective visual management, a redefinition of preserved locations to the storage of each material and a redefinition to the model of the picking list. With the improvement propositions, its estimated to gain productivity and efficiency, in particular on the level of the projection made, the reduction of 50% average time spent on the aditamento process, the reduction by 32,8% of the average daily time spent by the warehouse work team with the insertion of a Stock Manager, a coordination between the provider and the warehouse through a set schedule, a level control and minimize the stock of materials, the automation of some operations of the respective processes, the reliability of data in SAP, the reduction of the number of travelling and the distance in picking materials and the best method of storage and organization of materials. At the level of qualitative gains, it’s estimated a better visual management of the materials and storage locations.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia de Sistemas
URIhttps://hdl.handle.net/1822/59097
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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