Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/59079

TitleUma experiência de inovação curricular ao nível da planificação e das práticas na educação pré-escolar
Other titlesA curricular innovation experience regarding the planning and practices in preschool education
Author(s)Silva, Anabela de Jesus Maia Sousa e
Advisor(s)Pacheco, José Augusto
KeywordsPlanificação
Educação pré-escolar
Inovação curricular
“- Ensinar é Investigar -”
Atitudes motivacionais
Empatia
Práticas curriculares
Planning
Pre-school education
Curricular innovation
“Teaching is Investigating”
Motivational attitudes
Empathy
Curricular exercises
Issue date2018
Abstract(s)A prática de inovação curricular e a relação educadora-criança tornaram-se um desafio no contexto atual do processo de ensino-aprendizagem, no que se refere à abordagem de conteúdos, empatia, relação educadora-criança, atitudes motivacionais e competências transversais aos diversos domínios emanados na OCEPE. Estudos recentes vieram demonstrar a importância que a inovação curricular tem para a melhoria desse processo e da motivação que exige da parte da criança. O estudo “Uma Experiência de Inovação Curricular ao nível da Planificação e das Práticas na Educação Pré-Escolar”, no âmbito do mestrado em Ciências da Educação, área de especialização de Desenvolvimento Curricular e Inovação, foi realizado numa Escola privada do concelho de Braga, com a participação de seis docentes (três Educadoras de Infância e três Professores do 1º Ciclo). Seguindo a metodologia qualitativa, a investigação procurou responder ao seguinte problema: “De que modo as educadoras perspetivam uma experiência de inovação curricular centrada na articulação no pré-escolar com o 1º ciclo?” Neste sentido, focaram-se aspetos subjacentes entre a criação de documentos conducentes à prática de inovação curricular (planificação e o dossiê da criança) e a empatia/motivação que os mesmos produzem na educadora e, por sua vez, na criança. Os resultados evidenciam que educadoras e docentes, intervenientes no estudo, se sentem satisfeitos com a prática implementada na Escola ao longo do ano letivo e que a experiência de inovação pedagógica tem sido um dos aspetos mais valorizados nas suas práticas curriculares.
The exercise of curricular innovation and the relationship between educatorchild has become a challenge within the current teaching-learning process, in relation to the approach of contents, empathy, educator-child relationship, motivational attitudes and skills across the several domains emerging from OCEPE. Recent studies have come to demonstrate the importance that curricular innovation has to the improvement of such process and the motivation required from the child. The “A Curricular Innovation Experience Regarding the Planning and Practices in Preschool Education” study, under the scope of the master’s degree in Educational Science, within the Curricular Development and Innovation area of specialization, was conducted on a private school of Braga’s county, with the participation of six educational staff (three nursery school teachers and three elementary teachers). Using the qualitative methodology, the study aimed an answer to the following issue: “In what way do educators envision a curricular innovation experience focused on the coordination between pre-school and elementary school?” Therefore, they focused on underlying aspects between the creation of documents leading to the curricular innovation exercise (planning and the child’s portfolio) and the empathy/motivation that the child generates within the educator and, in turn, within the child. The results highlight that both nursery school and elementary school teachers, involved in the study, feel satisfied with the exercise implemented in the school throughout the school year and that the pedagogic innovation experience has been one of the most valuable aspects in their curricular practices.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/59079
AccessEmbargoed access (1 Year)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Anabela de Jesus Maia Sousa e Silva.pdfDissertação2,86 MBAdobe PDFView/Open
Audio Entrevistas.zipEntrevistas77,18 MBUnknownView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID