Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/59037

TítuloA interpretação de textos articulada com o ensino da gramática: o uso do laboratório gramatical
Outro(s) título(s)The interpretation of texts coordinated with the teaching of grammar: the use of grammatical laboratory
Autor(es)Costa, Patrícia Raquel Gomes
Orientador(es)Silva, António Carvalho da
Palavras-chaveGramática
Laboratório gramatical
Leitura
Interpretação de textos
Grammar
Grammatical laboratory
Reading
Interpretation of texts
Data2017
Resumo(s)A partir do título deste relatório, verifica-se que o ensino da gramática, associado aos diferentes contextos de uso, acarreta efeitos positivos para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. No entanto, é necessário adequar as metodologias de ensino de forma a motiválos para o estudo deste domínio. Neste sentido, com este relatório pretende-se refletir sobre como a metodologia do laboratório gramatical pode promover a melhoria da interpretação de textos e do ensino da gramática. Nesta metodologia, os alunos descobrem, através de um trabalho de análise e de reflexão linguística, as regras gramaticais que utilizam diariamente na sua comunicação oral e escrita. Além disso, ressalva-se o desenvolvimento das capacidades científicas e investigativas por meio da observação e experimentação das regularidades existentes no domínio da gramática. De forma a fomentar esse aperfeiçoamento, foram elaboradas várias atividades gramaticais, associadas à metodologia do laboratório gramatical, ao longo da implementação do projeto. Assim sendo, a partir da análise da obra Os Músicos de Brémen (Costa, 1992) foram construídas atividades gramaticais concernentes à classe dos nomes, na turma do 3.º ano. Relativamente à turma do 5.º ano, analisou-se a obra O Príncipe Nabo (Losa, 2000), a fim de desenvolver o conteúdo gramatical das funções sintáticas, mais especificamente do sujeito. Com tais atividades pretendeu-se promover os domínios da leitura e da gramática; desenvolver capacidades de interpretação e reflexão; e contribuir para o pensamento científico dos alunos. Com a realização deste estudo, comprovou-se, efetivamente, que o uso do laboratório gramatical desenvolve algumas capacidades essenciais, muitas das quais contribuem para que os alunos tenham uma maior facilidade de interpretar os textos e de melhorar os seus conhecimentos gramaticais.
From the title of this report, it can be concluded that the teaching of grammar, associated with the different contexts of use, entails positive effects to the process of teaching and learning of the students. However, it is necessary to adjust the methodologies of teaching so as to motivate them to the study of this matter. In this respect, the aim of this report is to reflect on how the methodology of grammatical laboratory may promote the improvement of the interpretation of texts and the teaching of grammar. With this methodology, students will discover, through a process of analysis and linguistic reflection, the grammatical rules they use on oral and written communication on a daily basis. Furthermore, it is noted the development of the scientific and investigative capabilities by means of observation and experimentation of the existing regularities of the command of grammar. In order to boost this improvement, several grammatical activities have been prepared, associated with the methodology of the grammatical laboratory, throughout the implementation of the project. In this context, grammatical activities regarding nouns have been elaborated from the analysis of the work Os Músicos de Brémen (Costa, 1992) on the 3rd grade class. Regarding the 5th grade class, O Príncipe Nabo (Losa, 2000) was the subject of analysis, for the purpose of developing the grammatical content of syntactic functions, more specifically the subject. With such activities, it was intended to promote the commands of reading and grammar; to develop the capabilities of interpretation and reflection; and to contribute to the scientific thought of the students. With the conduct of this study, it has indeed been proven that the use of grammatical laboratory develops some fundamental capabilities, many of which contribute to the student’s greater use of interpretation of texts and the improvement of their grammatical knowledge.
TipomasterThesis
DescriçãoDissertação de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttp://hdl.handle.net/1822/59037
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Patrícia Raquel Gomes Costa.pdf2,97 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis