Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/58968

TitleFluência de leitura: construção, aplicação e avaliação de sequências didáticas e materiais de intervenção pedagógica
Other titlesReading fluency: construction, application and evaluation of didactic sequences and pedagogical intervention materials
Author(s)Silva, António Miguel Borges da
Advisor(s)Viana, Fernanda Leopoldina
KeywordsFluência em leitura
Programas de intervenção
Estratégias de leitura
Ensino da leitura
Reading fluency
Intervention programs
Reading strategies
Issue date21-Sep-2018
Abstract(s)A seleção do tema desta tese e do estudo empírico nela incluído nasceram da necessidade de dar uma atenção especial à fluência de leitura no 1.º Ciclo do Ensino Básico, colmatando a lacuna que se considera (ainda) existir no panorama nacional. Assim, constituem objetivos nucleares desta tese a construção de um programa visando a promoção da fluência em leitura no 2.º ano de escolaridade – o PPFL-2 – e a análise do impacto da sua implementação junto de uma amostra deste público-alvo. Dado que as preocupações didáticas estiveram sempre presentes, pretendia-se também com este projeto identificar a exequibilidade da integração de um programa como o PPFL-2 na dinâmica das salas de aula e avaliar a adesão dos alunos, dos professores e dos pais ao mesmo. Em termos conceptuais, esta tese está ancorada no Modelo Simples de Leitura, que é analisado em detalhe. Após uma revisão bibliográfica relativamente às estratégicas mais eficazes para promover a fluência em leitura, foi elaborado o PPFL-2 (Programa de promoção da fluência em leitura para o 2º ano de escolaridade). Este programa é constituído por 22 sequências didáticas, cada uma das quais operacionalizada em ciclos de 5 dias, com sessões diárias de 10 a 15 minutos de duração. O programa foi implementado, pelos professores titulares de turma, num agrupamento de escolas do norte de Portugal, tendo sido adotado um design quase experimental, com grupo experimental (4 turmas naturais, n = 74 ) e grupo de controlo (4 turmas naturais, n = 78) e com pré teste, pós teste e estudo de follow-up. Os sujeitos foram avaliados através de um teste de fluência de leitura – O TFL-Teste de Fluência em Leitura –, considerando as variáveis velocidade e precisão. Os resultados do pósteste evidenciam diferenças significativas a favor do grupo experimental, que superou as diferenças iniciais que se registavam no pré teste. O estudo de follow-up, realizado no final do 3.º ano de escolaridade, mostra que os efeitos de PPFL-2 se mantêm no grupo experimental, não se encontrando, todavia, diferenças significativas em relação ao grupo de controlo. A análise qualitativa do impacto do PPFL-2 aponta para um incremento na motivação para ler, no envolvimento das famílias e para a mudança de práticas por parte dos professores envolvidos.
The theme of this thesis arose from the need to focus and develop a deep understanding about reading fluence on primary school, overcoming the gap that we consider (still) exists in the national panorama. The goals of this thesis have to do with building a programme in order to promote the fluency of reading in the 2nd year of primary school – The Fluency in Reading Promotion Program – and the analysis’s impact of its implementation with a sample of this group. We also intended to identify the exequibility of such a programme in classrooms and assesses student’s, teacher’s and parent’s enrolment. In conceptual terms this thesis is based on the Simple Model of Reading, which will be analysed in detail. After a bibliographical review related with more efficient strategies to promote reading fluency, it was elaborated a Fluency in Reading Promotion Program 2 (for the 2nd year of primary school). The programme consisted of 22 didactical sequences, each of them is operated in 5-day cycles with daily sessions of 10 to 15 minutes’ length. The programme was implemented by the classroom teachers, in a school in the north of Portugal, and it was adopted a quasiexperimental design, with experimental group (4 classrooms n=74) and control group (4 classrooms n=78), with pre, post-test and follow-up, complemented with extra classroom activities: "Loud Listeners" and "Recording Guide", from November to May. Students were evaluated through a Reading Fluency Test considering the variables of speed and accuracy, with strategies of reading model, assisted reading, repeated readings and reading of performance. The results of the implementation of PPFL, together with 74 students of the 2nd year of primary school, showed significant differences in favour of the experimental group, which overcame the initial differences that were registered in the pre-test. The follow-up study, at the end of the 3rd year of school, showed that the effects of PPFL are still not significant in favour of the experimental group. The qualitative analysis of PPFL's impact points to an increase in motivation to read, to involve the family and to practices’ change of the teachers involved in the programme.
TypemasterThesis
DescriptionTese de Doutoramento em Estudos da Criança (especialidade de Psicologia do Desenvolvimento e Educação)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/58968
AccessopenAccess
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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