Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/58923

TitleO conceito “escravidão” nos manuais didáticos de história: diálogos, itinerários e narrativas em Brasil e Portugal
Author(s)Squinelo, Ana Paula
Solé, Maria Glória Parra Santos
Barca, Isabel
KeywordsManuais Didáticos
Escravidão
Narrativas
Brasil
Portugal
Issue dateDec-2018
JournalHistória e Ensino
CitationSquinelo, A.P., Solé, G., & Barca, I. (2018). O conceito “escravidão” nos manuais didáticos de História: diálogos, itinerários e narrativas em Brasil e Portugal. História & Ensino, 24 (2), 55-86.
Abstract(s)Os resultados parciais apresentados nesta reflexão referemse à parte das atividades realizadas no Estágio Pós-Doutoral no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga/Portugal), através do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão, na especialidade em Educação em História e Ciências Sociais. O citado estágio de pós-doutoramento foi realizado entre os meses de setembro de 2016 e agosto de 2017. Nessa reflexão investigamos, a partir de um estudo comparativo, como o conteúdo escravidão é apresentado nos manuais didáticos de história do Brasil e de Portugal, sendo que para o Brasil foram analisados quatro manuais referentes ao 7° ano do Ensino Fundamental II, pertencentes ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2017), e Portugal quatro manuais concernentes ao 8° ano do 3° Ciclo adotados em escolas públicas do país. Os referenciais teóricos para análise dos manuais didáticos ancoraram-se nos estudos, sobretudo de Alain Choppin (2004), Jörn Rüsen (2010) e Circe Bittencourt (2011) e a pesquisa como um todo se ancorou nos postulados da Educação Histórica, principalmente nos estudos de Isabel Barca (2000) e Peter Lee (2003). Para subsidiar as discussões acerca da questão do conceito de escravidão, levando em consideração a trajetória historiográfica que permeia o tema, privilegiamos a obra de Gilberto Freyre (1933) e de Robert W. Slenes (2011). Ao final, apontamos as conclusões parciais no que se relacionam as narrativas didáticas sobre o conteúdo escravidão nos Manuais Didáticos brasileiros e portugueses que compôs a amostra desta investigação.
Typearticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/58923
DOI10.5433/2238-3018.2018v24n2p55
Peer-Reviewedyes
AccessopenAccess
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Glória Solé.pdf947,31 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis