Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/58909

TitleAssessoria de imprensa como ferramenta estratégica de marketing de luxo
Author(s)Ferreira, Maria Carla Valente da Silva
Advisor(s)Pires, Helena
KeywordsAssessoria de imprensa
Marketing de luxo
Marca de luxo
Relações públicas
Comunicação de luxo
Press office
Luxury marketing
Luxury communication
Luxury brand
Public relations
Issue date2018
Abstract(s)Num mundo tão globalizado como o que vivemos, as marcas necessitam trabalhar as suas estratégias de forma a se destacarem das demais. Neste sentido, o marketing e as ferramentas que dispõe demonstram-se fundamentais para assegurar a divulgação e sedimentação de uma marca. O presente relatório tem por objetivo analisar a assessoria de imprensa como ferramenta estratégica de marketing de luxo. Este estudo permitirá compreender de que forma a assessoria de imprensa incluída numa estratégia de marketing pode atuar na lembrança da marca mas, principalmente, contribuir para que a mesma seja conhecida e tida como referência não só no seu setor mas perante toda a sociedade. A assessoria de imprensa vem se destacando como um eficaz recurso de gestão de marketing, promovendo marcas e fidelizando os seus públicos a partir da inserção de conteúdos jornalísticos que aliam as ambições de marketing com a necessidade de informação por parte do público-alvo. Para a persecução do objetivo do presente relatório de estágio, escolheu-se como objeto de investigação uma marca portuguesa de luxo para crianças. A análise recaiu sob o estudo das estratégias de comunicação da marca, analisando de que modo o Relações Públicas, mas principalmente a Assessoria de Imprensa, determinam o seu posicionamento tanto a nível nacional como internacional, uma vez que a atuação da marca decorre em todo o mundo.
In a world as globalized as the one we live in, brands need to work their strategies to stand out from the other ones. In this sense, marketing and it´s tools become fundamental to ensure the divulgation and sedimentation of a brand. This report aims to analyze Press Relations as a strategic marketing tool for a luxury brand. Therefore, this study will allow to understand how the Press Office included in a marketing strategy can act in the memory of the, but mainly contribute to it being known and taken as reference not only in its sector but in society in general. The press office has been standing out as an effective resource of marketing management, promoting brands and fidelizing costumers through the insertion of journalistic contents that combine the ambitions of marketing with the need of information that target public asks. In order to pursue the main goal of this internship report, a Portuguese luxury brand for children was chosen as the object of research. The analysis was based on the study of brand communication strategies, and how Public Relations, but mainly the use of the Press Office, in its year of launch, determine the brand´s positioning, nationally and internationally, since the brand operates worldwide.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/58909
AccessEmbargoed access (2 Years)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
3_Dissertacao_PG32304_MariaCarlaValente.pdf
  Restricted access
4,66 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy!

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID