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TítuloO Merchandising Visual como fator de consolidação da identidade da marca de beachwear Oiôba: estudo de caso e projeto para uma Pop Up Store
Autor(es)Oliveira, Natana Aparecida de
Orientador(es)Abreu, Maria José
Palavras-chaveIdentidade de marca
Merchandising visual
Pop Up Store
Oiôba
Brand identity
Visual merchandising
Data2018
Resumo(s)A sociedade evolui constantemente e junto com ela o comportamento dos consumidores, as práticas comerciais e o mercado de moda. Na sociedade atual, marcada pelo efêmero, pelas mudanças e pelo bombardeamento de informação, os consumidores estão mais exigentes e buscam cada vez mais experiências prazerosas e emocionais. As marcas, visando conquistar a preferência e fidelidade dos consumidores, começaram a utilizar diferentes estratégias de comunicação para criar uma identidade forte e consistente. Com isso, os espaços de venda ganharam status e passaram a ser locais de experiências. Surgiram diferentes tipologias e formas de pontos de venda. As Pop Up Stores (lojas temporárias) ganharam destaque e espalharam-se pelo mundo. Levando estes aspectos em consideração, o foco principal desta investigação é o Merchandising Visual e a comunicação das marcas de moda através dos pontos de venda, com foco nas Pop Up Stores. Com este intuito, desenvolveu-se um estudo de caso sobre a marca de beachwear portuguesa Oiôba, com o objetivo de analisar como o merchandising visual contribui para a identidade da marca e como esses aspectos influenciam os consumidores. Também foi realizada uma entrevista com um dos fundadores e um inquérito com os consumidores da marca para poder perceber melhor sobre a identidade da mesma. Por fim, foi desenvolvido um projeto de uma Pop Up Store para a Oiôba, levando em consideração o estudo realizado sobre a mesma.
Society constantly evolves along with it consumer behavior, business practices and the fashion market. In today's society, marked by the ephemeral, the changes and the bombardment of information, consumers are more demanding and are seeking more and more pleasurable and emotional experiences. Brands, in order to gain consumer preference and loyalty, have begun to use different communication strategies to create a strong and consistent identity. With this, the sales spaces gained status and became places of experiences. Different typologies and forms of points of sale emerged. Pop Up Stores have gained prominence and spread throughout the world. Taking these aspects into account, the main focus of this research is Visual Merchandising and the communication of fashion brands through points of sale, focusing on Pop Up Stores. With this purpose, a case study was developed on the Portuguese beachwear brand Oiôba, with the objective of analyzing how visual merchandising contributes to the brand's identity and how these aspects influence consumers. An interview was also held with one of the founders and a survey with consumers of the brand to better understand the identity of the brand. Finally, a project of a Pop Up Store for Oiôba was developed, taking into account the study carried out on it.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Design de Comunicação de Moda
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58821
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DET/2C2T - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
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