Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/58691

TitleImagem Turística sob o Ponto de Vista dos Residentes: O Caso De Joinville-SC, Brasil
Other titlesTourism Image Towards Residents’ Perception: The Case of Joinville-SC, Brazil
Author(s)Scalabrini, Elaine Cristina Borges
Remoaldo, Paula Cristina Almeida
Lourenço, Julia Maria
KeywordsTurismo
Imagem do Destino
Residentes
Joinvile-SC, Brasil 1
Tourism
Destination Image
Residents
Brazil
Joinvile-SC, Brazil
Issue date2018
PublisherUniversidade de Caxias do Sul
JournalRosa dos Ventos
CitationScalabrini, E. C. B., Remoaldo, P. C., & Lourenço, J. M. (2018). Imagem Turística sob o Ponto de Vista dos Residentes: O Caso De Joinville-SC, Brasil/Tourism Image Towards Residents’ Perception: The Case of Joinville-SC, Brazil. ROSA DOS VENTOS-Turismo e Hospitalidade, 10(2)
Abstract(s)O turismo tem sido assumido como atividade de destaque para diferentes destinos mundiais, tornando importante considerar a imagem dos destinos turísticos. No Brasil, os estudos sobre esta temática, considerando os residentes, ainda são escassos. Com base neste pressuposto, realizou-se uma pesquisa de abordagem quantitativa, com o objetivo de identificar a imagem que os residentes detêm sobre o município de Joinville-SC. Para atingir o objetivo, a pesquisa realizada em 2014 foi alicerçada na aplicação de inquéritos por questionário a 498 residentes do município. Os resultados revelam que os residentes percepcionam de forma positiva o turismo em Joinville, mas ainda há carência na divulgação e na captação de turistas, que se entende ainda serem poucos. Permite-se afirmar que os administradores locais precisam considerar as percepções dos residentes, no que concerne à questão do planeamento e divulgação.
Tourism represents an important activity to different destinations. International research on destination image has been undertaken for four decades now, but in Brazil, studies about Tourism Destination Image are still scarce, especially considering the residents’ image perception. A quantitative approach was developed, in 2014, in order to identify the residents’ image of the Joinville city, based on the application of questionnaire surveys to 498 residents. The results evidence that the residents say that tourism is good for Joinville, but there is a lack of publicity and tourist attractions are few. It is also important to note that Joinville is a city with multi attributes such as Dance, Bicycles, Flowers, but most of the residents (60,2%) identified Joinville as Dance City. The results allow us to recommend that the administrators of the municipality of Joinville consider the residents’ perception, especially regarding the infrastructures and municipal promotion.
Typearticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/58691
DOI10.18226/21789061.v10i2p301
ISSN2178-9061
e-ISSN2178-9061
Publisher versionhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/5074
Peer-Reviewedyes
AccessopenAccess
Appears in Collections:Lab2PT - Artigos
Lab2PT - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO.JOINVILLE.2018.pdf932,7 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis