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https://hdl.handle.net/1822/58645
Título: | Os estilos parentais e a influência na aprendizagem da criança |
Autor(es): | Bezerra, Milena Anastácio, Zélia Girão, Camilla |
Palavras-chave: | Aprendizagem Crianças Estilos Parentais |
Data: | Jul-2018 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) |
Citação: | Bezerra, M., Anastácio, Z. & Girão, C. (2018). Os Estilos Parentais e a Influência na Aprendizagem da Criança. (Resumo). In I. Silva, I. Martins, F. Azevedo, M. Vieira, P. Palhares, A. Serrano, G. Carvalho & B. Pereira (Coords). Programa e Livro de Resumos III Jornadas em Estudos da Criança, Programa de Doutoramento em Estudos da Criança, p. 52-53. (ISBN: 978-972-8952-54-9) |
Resumo(s): | As relações parentais têm sido um tema bastante discutido nos dias atuais, haja vista que a participação da família é de grande importância para o desenvolvimento da criança. Logo, os pais enquanto responsáveis pela criança se tornam os principais encarregados da socialização das mesmas em nível emocional, comportamental e de desenvolvimento cognitivo. Porém, não podemos dizer que os filhos sofrem influência, de forma decisiva, pelo modo de ser e agir dos pais, pois outros fatores como hereditariedade, a especificidade de cada filho, a idade, quantidade de irmãos como também outros fatores que ocorrem dentro da família e extrafamiliar (BRÁS, 2008). Muitos autores como Baumrind (1966), Maccoby e Martim (1983) têm realizado alguns estudos para tentar entender melhor o impacto que a relação parental traz para o desenvolvimento da criança, não somente em nossa sociedade, mas, em todo o mundo. Assim, o presente trabalho tem como principal objetivo investigar essa influência com base na Teoria de Baumrind, que tem sido um marco nos estudos sobre a importância que a relação parental exerce na vida e na aprendizagem da criança, assim como identificar nas relações familiares, os fatores que mais influenciam negativamente no processo de aprendizagem da criança, levantar o perfil biopsicossocial das famílias investigadas e Investigar de acordo com a tipologia de Baurind a relação entre os estilos parentais e o desenvolvimento escolar. De acordo com Brás (2008), Baumrind classificou três modelos de pais: os autoritários, os autoritativos e os permissivos, sendo que o mesmo considera o autoritativo como sendo o mais efetivo, pois esse estilo de pais geram filhos mais comportados e bem ajustados psicologicamente, assim como, crianças competentes em suas atividades e que confiam em si mesmas. Nessa perspectiva, apesar de ser um tema bastante discutido e importante pouco se sabe sobre essa influência, ocasionando, portanto, o interesse sobre essa temática. Portanto, essa pesquisa será de bastante relevância e tem o intuito de comprovar que as relações parentais dependendo da qualidade podem influenciar negativamente no processo de aprendizagem das crianças. |
Tipo: | Resumo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/58645 |
ISBN: | 978-972-8952-54-9 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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