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https://hdl.handle.net/1822/58623
Título: | Currículo e espaços não escolares: educar para a sustentabilidade social, um constructo education city |
Outro(s) título(s): | Curriculum and non-school spaces: educating for social sustainability, a construct education city |
Autor(es): | Viana, Isabel Carvalho |
Palavras-chave: | Espaços não escolares Education city Currículo Sustentabilidade social |
Data: | 2018 |
Editora: | Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
Citação: | Viana, I. C. (2018). Currículo e Espaços não Escolares – educar para a sustentabilidade social, um constructo education city. In M. A. S. Aguiar; A. F. B. Moreira & J. A. Pacheco (orgs.). Currículo, entre o comum e o singular (pp.192-205). Brasil: ANPAE. |
Resumo(s): | Currículo e espaços não escolares assumem-se movimento quotidiano que pode ser interpretado, essencialmente, como colaboração entre professores, estudantes e comunidade/o local na construção do conhecimento. Situa a dificuldade complexa de ir além o entendimento linear de realização de tarefas educativas e atribuição de certificação. A qualidade da educação é um território plural inteligente alicerçado em direito essencial, capaz de projetar e defender os direitos de todos, de ser equitativa, relevante e perfilada por um conceito de aprendizagem ao longo da vida. O que exige um compromisso com uma metodologia de intervenção aberta e participada (Stenhouse, 1984), com intuito de gerar desenvolvimento de competências adequadas à participação cidadã inteligente (Viana, 2011), enquanto espaço e lugar de qualidade e de construção do projeto de vida de todos e de cada um. A qualidade da educação expressa-se como uma aspiração dos Sistemas Educativos de diferenciados países e, ainda, como uma aspiração local/municipal, consensualizada pela sociedade, em geral, e pelo poder político, em particular, variando de sociedade para sociedade e de grupo de indivíduos para grupo de indivíduos. A predispor configurar a educação como um produto ou serviço mercantilizável, legitimada por processos de avaliação em grande escala. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/58623 |
ISBN: | 85-87987-09-7 |
Versão da editora: | file:///C:/Users/isabel%20c%20viana/Downloads/Curr%C3%ADculo%20-%20entre%20%20comum%20e%20o%20singular%20(E-Book).pdf |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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icviana2018.pdf | 374,16 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |