Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/58567

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCarvalho, Maria de Lurdes Dias depor
dc.contributor.authorDuarte, Adriana Rafaela Freitaspor
dc.date.accessioned2019-01-25T12:08:26Z-
dc.date.issued2018-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/58567-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractO presente relatório apresenta-se como um reflexo das aprendizagens realizadas ao longo da aventura vivida neste ano de estágio, partindo de uma narrativa reflexiva de todos os passos, estratégias, inquietudes, dificuldades e aprendizagens adquiridas a partir do processo de documentação pedagógica e da implementação dos projetos de intervenção. Enquanto pessoas e, acima de tudo, enquanto profissionais são as vivências experienciadas ao longo da nossa jornada que nos fazem crescer. Tendo esta sido uma longa viagem, onde as dificuldades e as descobertas deram lugar a aprendizagens e conhecimento, a narrativa, apresentada neste relatório, terá como principal objetivo espelhar as diferentes tentativas de perceber e conhecer os contributos da documentação pedagógica no desenvolvimento profissional, partindo das vivências e experiências realizadas no decorrer do estágio em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Sendo o presente relatório um reflexo das minhas aprendizagens, este assentará no método autobiográfico onde, através de uma narrativa reflexiva, dou a conhecer o meu percurso e as minhas vivências. Apesar desta narrativa não seguir a lógica de trabalhos acadêmicos, esta será reflexo da minha grande aventura, reconstruindo, através de palavras, o caminho percorrido, as minhas aprendizagens, os conhecimentos, as limitações e os contributos da documentação pedagógica no meu desenvolvimento profissional. Para além disso, o presente relatório, apresenta uma forte ligação entre a teoria e a prática ao longo de toda a narrativa, representando o meu percurso e a minha própria identidade profissional. A estrutura deste relatório representa assim de forma fiel o meu processo de descobertas, de tomada de decisões e de ação, onde a prática e a teoria não se encontram separadas, mas sim parte do mesmo processo de aprendizagem e, consequentemente, de desenvolvimento profissional.por
dc.description.abstractThe current report is a reflection of all the knowledge acquired in this internship adventure. It’s a reflection narrative of all the steps taken, strategies, concerns, difficulties and knowledge gained from the process of pedagogical documentation and implementation of interventional projects. As a person and, above all, as professionals, the moments lived throughout this journey are the ones that help us grow as an individual. This was a long journey, where all the difficulties and discoveries at the same time turn into new knowledge. The narrative presented in this report will have as main goal to mirror all the attempts to know and understand the contribution of pedagogical documentation on professional development. The starting point was the experience gained during the internship of Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education. Taking into consideration that this report reflects my own gained knowledge, it will consist of an autobiographical method where, through a reflexive narrative, I will state my journey and the experiences lived. Even though this narrative doesn’t follow the logic usually associated with academical reports, it will be the reflection of my big adventure, using words to recreate the path I’ve taken, the knowledge acquired, the limitations and all the contributions of pedagogical documentation in my personal professional development. Besides all of this, the current report presents a strong connection between the theoretical and practical stages of this journey, representing my path and my own professional identity. A structure of this report represents all the process of discovering, decision making and action taking, where theory and practice don’t go their separate ways but instead are two parts of the same process of learning and professional development.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectDocumentação pedagógicapor
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpor
dc.subjectReflexãopor
dc.subjectPedagogical documentationpor
dc.subjectProfessional developmentpor
dc.subjectReflectionpor
dc.titleUm reflexo das aprendizagens: o contributo da documentação pedagógica no desenvolvimento profissionalpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202140784por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade19 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE FINAL.pdf
  Restricted access
6,53 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID