Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/58567
Título: | Um reflexo das aprendizagens: o contributo da documentação pedagógica no desenvolvimento profissional |
Autor(es): | Duarte, Adriana Rafaela Freitas |
Orientador(es): | Carvalho, Maria de Lurdes Dias de |
Palavras-chave: | Documentação pedagógica Desenvolvimento profissional Reflexão Pedagogical documentation Professional development Reflection |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | O presente relatório apresenta-se como um reflexo das aprendizagens realizadas ao longo
da aventura vivida neste ano de estágio, partindo de uma narrativa reflexiva de todos os passos,
estratégias, inquietudes, dificuldades e aprendizagens adquiridas a partir do processo de
documentação pedagógica e da implementação dos projetos de intervenção. Enquanto pessoas e,
acima de tudo, enquanto profissionais são as vivências experienciadas ao longo da nossa jornada
que nos fazem crescer. Tendo esta sido uma longa viagem, onde as dificuldades e as descobertas
deram lugar a aprendizagens e conhecimento, a narrativa, apresentada neste relatório, terá como
principal objetivo espelhar as diferentes tentativas de perceber e conhecer os contributos da
documentação pedagógica no desenvolvimento profissional, partindo das vivências e experiências
realizadas no decorrer do estágio em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino
Básico.
Sendo o presente relatório um reflexo das minhas aprendizagens, este assentará no
método autobiográfico onde, através de uma narrativa reflexiva, dou a conhecer o meu percurso
e as minhas vivências. Apesar desta narrativa não seguir a lógica de trabalhos acadêmicos, esta
será reflexo da minha grande aventura, reconstruindo, através de palavras, o caminho percorrido,
as minhas aprendizagens, os conhecimentos, as limitações e os contributos da documentação
pedagógica no meu desenvolvimento profissional.
Para além disso, o presente relatório, apresenta uma forte ligação entre a teoria e a prática
ao longo de toda a narrativa, representando o meu percurso e a minha própria identidade
profissional. A estrutura deste relatório representa assim de forma fiel o meu processo de
descobertas, de tomada de decisões e de ação, onde a prática e a teoria não se encontram
separadas, mas sim parte do mesmo processo de aprendizagem e, consequentemente, de
desenvolvimento profissional. The current report is a reflection of all the knowledge acquired in this internship adventure. It’s a reflection narrative of all the steps taken, strategies, concerns, difficulties and knowledge gained from the process of pedagogical documentation and implementation of interventional projects. As a person and, above all, as professionals, the moments lived throughout this journey are the ones that help us grow as an individual. This was a long journey, where all the difficulties and discoveries at the same time turn into new knowledge. The narrative presented in this report will have as main goal to mirror all the attempts to know and understand the contribution of pedagogical documentation on professional development. The starting point was the experience gained during the internship of Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education. Taking into consideration that this report reflects my own gained knowledge, it will consist of an autobiographical method where, through a reflexive narrative, I will state my journey and the experiences lived. Even though this narrative doesn’t follow the logic usually associated with academical reports, it will be the reflection of my big adventure, using words to recreate the path I’ve taken, the knowledge acquired, the limitations and all the contributions of pedagogical documentation in my personal professional development. Besides all of this, the current report presents a strong connection between the theoretical and practical stages of this journey, representing my path and my own professional identity. A structure of this report represents all the process of discovering, decision making and action taking, where theory and practice don’t go their separate ways but instead are two parts of the same process of learning and professional development. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/58567 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE FINAL.pdf Acesso restrito! | 6,53 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |