Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/58565

TitleConhecer-se a si próprio para promover o desenvolvimento de relações sociais
Author(s)Ferreira, Ana Sofia Freitas
Advisor(s)Parente, Maria Cristina Cristo
KeywordsEducação pré-escolar
Identidade
Relações sociais
Aprendizagem ativa
Pre-school education
Identity
Social relationships
Active learning
Issue date2018
Abstract(s)O presente relatório de estágio surgiu no âmbito da unidade curricular Estágio, inserida no Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. Assim, realizei uma intervenção pedagógica em contexto pré-escolar, com um grupo de dezoito de crianças com três anos de idade, durante cerca de quinze semanas. Neste sentido, é apresentado neste relatório o projeto de intervenção subjacente à intervenção realizada, sendo que este se encontra relacionado com o conhecimento de si próprio e, como este poderá favorecer o desenvolvimento de relações sociais. Este projeto de intervenção é sustentado numa abordagem de investigação-ação, sendo esta um processo cíclico e contínuo, constituído por cinco fases – observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. A documentação pedagógica foi fundamental para que todo este processo fosse desenvolvido, uma vez que os registos recolhidos serviram como base para todo este ciclo de aprendizagem. O projeto de intervenção surgiu a partir de uma necessidade observada e a partir desta foi proposto às crianças um conjunto de atividades desafiadoras e diversificadas com intencionalidade pedagógica, tendo em consideração as características das crianças, os seus interesses e as suas curiosidades, levando a que estas desenvolvessem interações significativas entre si e entre si e os adultos envolvidos neste processo. A partir deste projeto de intervenção pedagógica foi permitido às crianças conhecerem as suas características pessoais e as características dos seus colegas, através de uma aprendizagem ativa e, ainda, foram estabelecidas diversas interações positivas que contribuíram para a existência de um clima bastante saudável dentro da sala.
This internship report was created within the framework of the Internship course, which is part of the Master's Program in Pre-primary Education and Teaching of the First Cycle of Basic Education. Therefore, I performed a pedagogical intervention in a pre-school context, with a group of eighteen children aged three years, for about fifteen weeks. In this context, the project of intervention that underlies the intervention is presented in this report, which is related to the knowledge of itself and how it can favour the development of social relations. This intervention project is based on an action-research approach, a cyclical and continuous process, consisting of five phases - observation, planning, action, reflection and evaluation. The pedagogical documentation was fundamental for this whole process to be developed, since the records collected served as the basis for this entire learning cycle. The project of intervention emerged from an observed need and from this it was proposed to the children a set of challenging and diversified activities with pedagogical intentionality, taking into account the characteristics of the children, their interests and their curiosities, leading to these significant interactions between themselves and with each other and the adults involved in this process. From this pedagogical intervention project the children were allowed to know their personal characteristics and the characteristics of their colleagues through an active learning and also, were established several positive interactions that contributed to the existence of a very healthy climate inside the room.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URIhttp://hdl.handle.net/1822/58565
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Sofia Freitas Ferreira.pdf
  Restricted access
7,47 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID