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TitleAnálise das redes de inovação nas PME em Portugal: a indústria de plásticos
Author(s)Sousa, Pedro Filipe Carvalho
Advisor(s)Vieira, Filipa D.
Rodrigues, Cristina Maria Santos
KeywordsRedes de inovação
Inovação
PME
Indústria de plásticos
Innovation network
Innovation
SMEs
Plastics industry
Issue date2017
Abstract(s)A inovação tem uma enorme ênfase na atividade económica de um País. A forma como as organizações desenvolvem as atividades de inovação determina a eficiência e o crescimento dessa mesma organização. A interação das empresas com os seus diferentes parceiros de negócio cria sinergias que permitem aumentar o seu desempenho. Desta forma as PME são o motor de um país que pretenda crescer. Portanto, este trabalho de investigação pretende contribuir para a temática das redes de inovação que as PME usam para inovar. O questionário foi respondido por 85 empresas PME com o objetivo de entender como as empresas fazem inovação e como se interagem com os seus parceiros. Inicialmente foi feito uma caracterização da Indústria de Plásticos, bem como a sua importância para o País, em termos de métricas de exportação e peso em termos de empregabilidade. De seguida o questionário foi divulgado por contato de email e disponibilizado um link para o seu preenchimento, usando a ferramenta do Google docs. O questionário foi dirigido a empresas desta indústria, tendo sido respondido essencialmente pelos responsáveis das empresas. Das 85 empresas inquiridas cerca de 40% das mesmas possuem o CAE 22292 com designação de fabricação de outros artigos de plástico, 27,1% com fabricação de moldes metálicos, os restantes 30% são distribuídos por vários tipos de CAE desde fabricação de instrumentos de medida e verificação, atividades de engenharia, mecânica geral, acessórios para veículos automóveis. De salientar que a cooperação nas redes varia mediante a dimensão da empresa, as microempresas destacam-se com parcerias mais frequentes, com particular ênfase para as parcerias com os clientes, com os fornecedores de equipamentos e máquinas, com os fornecedores de matérias primas e com as universidades. As médias empresas em termos de cultura de inovação e redes de cooperação interagem mais com os clientes e fornecedores de máquinas e equipamentos, com menos interação os agentes de capital de risco e concorrentes. No que respeita aos tipos de inovação, há uma relevância pela inovação no produto e com menos relevância a inovação de marketing.
The innovation has a great important on the activity of the country. The way as the organizations developed the innovation activities make the performance and the growth on this organization. The interaction of the companies with their suppliers and partnership on the business build energies that allow increase the performance. By the way, the SME are the engine of a country that wants to grow up. This study of the research has been done to make the value of the networks that the SME use to innovate. This study has been answered by 85 SME as the goal understand how the companies make the innovation and as interact their partners. Beginning has been done a survey of the analysis sector and their importance in the country, in terms of export metrics and in terms of employability. Then, the survey has been sent by the email and providing a link to fill using the Google docs tool. The survey was directed to companies in the plastics industry, and has been answered, mainly, by the company managers. The 85 enterprises requested, about the 40% of them has the CAE 22292, with named manufacturing of others plastics articles, 27,1% with manufacturing of the metals tools, and the others 30% are distributions by several kinds of CAE, since manufacturing and checking of measuring instruments, engineering activities, general mechanical and others tools to cars. The emphasize that the cooperation on the networks has variation through the dimension of the enterprise, as the microenterprises we have been found the partnerships more frequency, with emphasis to partnership with customers, with suppliers of the equipment and machines, with the suppliers of the raw material and with the universities. The average the enterprises in terms of the culture innovation and networks of the cooperation them interact more the customers and suppliers of the machines and equipment, and less interact with capital risk and competitors. In terms of kind of the innovation, there is a relevance of innovation on product and with less relevance the innovation in of the marketing.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Engenharia Industrial (área de especialização em Avaliação e Gestão de Projetos e da Inovação)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/58450
AccessEmbargoed access (3 Years)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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  Until 2021-01-01
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