Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/58419

TitleO bom professor de Educação Física na perspetiva de professores e alunos em uma escola do ensino básico e secundário
Other titlesThe good teacher of Physical Education from the perspective of teachers and students in a school of basic and secondary education
Author(s)Loureiro, Ricardo Manuel da Silva
Advisor(s)Silva, Inês Peixoto
KeywordsBom professor
Educação física
Perceções
Professores
Alunos
Good teacher
Physical education
Perceptions
Teachers
Students
Issue date2018
Abstract(s)Este relatório tem como objetivo a apresentação do processo de desenvolvimento da prática reflexiva referente ao trajeto didático-metodológico desenvolvido na minha prática de ensino supervisionada. O estágio pedagógico iniciou-se em setembro de 2017 com uma turma do 10º ano, numa escola pública situada no concelho de Barcelos. Estão aqui relatados os enquadramentos: pessoal, institucional (meio envolvente/caraterísticas da escola), da turma e pedagógico (conceção, planeamento, realização e avaliação do ensino). Ainda a participação na escola e relação com a comunidade (atividades) e, por fim, todos os pontos relativos ao projeto de investigação realizado. Conforme o exposto no título acima, a investigação versou sobre o que se entende ser um bom professor de Educação Física para alunos e professores. Deste modo, distribuíram-se 101 questionários (“Bom professor de Educação Física” de Resende, R., Póvoas, S., Moreira, J. e Albuquerque, A. (2014)) por 84 alunos de ambos os géneros e 17 professores. Os alunos do 8º e 10º ano destacaram pela positiva os pontos “Ser positivo perante a turma” e “Ser empenhado”, já pela negativa apenas coincidiram no item “Fazer comentários pessoais desagradáveis”. Quanto ao género as valorizações de comportamentos foram similares às do ano de escolaridade. Nas menos valorizadas, ambos os géneros, coincidiram nas questões “Fazer comentários pessoais desagradáveis” e “Demonstrar favoritismo em relação aos melhores alunos”. Relativamente à perceção entre professores e alunos, verificamos a existência de diferenças estaticamente significativas nas dimensões “Conhecimento e Competência Didática” e “Organização e Gestão da Aula”, concluindo assim que os docentes valorizam sempre mais os comportamentos relacionados com o bom professor de Educação Física.
This report aims to present the process of developing reflective practice regarding the didactic-methodological journey developed in my supervised teaching practice. The pedagogic stage began in September 2017 with a 10th grade class in a public school located in the municipality of Barcelos. Here are the following frameworks: personal, institutional (environment/ characteristics of the school), class and pedagogical (conception, planning, realization and evaluation). Also the participation in the school and relation with the community (activities), and finally, all the points related to the research project carried out. As stated in the heading above, the research focused on what is meant to be a good teacher of Physical Education for students and teachers. In this way, 101 questionnaires ("Good teacher of Physical Education" of Resende, R., Póvoas, S., Moreira, J. and Albuquerque, A. (2014)) were distributed by 84 students of both genders and 17 teachers. The students of the 8th and 10th grades were positive for the points "Be positive before the class" and "Be committed", but for the negative, they only coincided in the item "Making unpleasant personal comments". Regarding the gender, the behavior values were similar to those of the year of schooling. In the less valued, both genders, coincided in the questions "Make unpleasant personal comments" and "Show favoritism towards the best students". Regarding the perception between teachers and students, we verified the existence of statistically significant differences in the dimensions "Didactic Knowledge and Competence" and "Classroom Organization and Management", thus concluding that the teachers value more the behaviors related to the good teacher of Physical Education.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttp://hdl.handle.net/1822/58419
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ricardo Manuel da Silva Loureiro.pdf2,53 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID