Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/58412

TitleAssociação entre a coordenação motora e a capacidade decisional em contexto de jogo: um estudo realizado com alunos do 2º ciclo na modalidade Futebol
Other titlesAssociation between motor coordination and decision-making abilities in a football game context: a study carried out with students of the 2nd cycle in the modality of football
Author(s)Xavier, Frederico Craveiro
Advisor(s)Silva, Inês Peixoto
KeywordsEducação física
Coordenação motora
Capacidades decisionais
Futebol
Criança
Physical education
Motor coordination
Decisional capacities
Football
Children
Issue date2018
Abstract(s)O documento que aqui se inicia, como Relatório de Estágio em movimento, visa testemunhar a minha prática enquanto professor estagiário, deixando escrito todos os episódios que me animaram e me orientaram enquanto profissional da Educação Física. Nestas páginas constam as minhas expectativas iniciais enquanto professor estreante, assim como a caracterização do meio escolar que me acolhera e da turma na qual fui, simultaneamente, mestre e aprendiz. Será ainda documentado todo o meu ato pedagógico, isto é, a forma reflexiva com que se concebeu, planeou, realizou e avaliou o processo ensino-aprendizagem, tal como a minha envolvência na dinamização e organização de atividades extracurriculares. Por fim, espaço reservado para um exercício investigativo que pretendeu verificar a associação entre a coordenação motora e as capacidades decisionais dos alunos em contexto de jogo na modalidade de Futebol, numa amostra de conveniência de 46 alunos do 5º ano de escolaridade. Para tal, recorreu-se à bateria de testes KTK para avaliar a coordenação motora e a um guião de observação adaptado de modo a avaliar as competências que consideramos constituir como capacidades decisionais, como são a assunção do risco, criatividade e inovação e tomada de decisão. Em resultado se obteve que os alunos com níveis normais de coordenação motora se diferenciam pela capacidade de assumir riscos, exibindo traços de ousadia e maior confiança em si mesmos. Ao invés, aqueles que revelaram fragilidades coordenativas foram aqueles que se escusavam a intervir no centro de jogo e/ou ignoravam o ambiente de jogo, mostrando-se mais inibidos e mais propensos a se aprisionarem a um único foco, onde o diminuto reportório motor restringiu consideravelmente o seu desempenho decisional.
The document that starts here, as a progress report, aims to witness my practice as a trainee teacher, leaving all the episodes that animated me and guided me as a Physical Education professional. In these pages are my initial expectations as a beginner teacher, as well as the description of the school environment that had welcomed me and the class in which I was, simultaneously, master and apprentice. It will also be documented all my pedagogical act, that is, the reflexive way in which the teaching-learning process was conceived, planned, realized and evaluated, as well as my involvement in the dynamization and organization of extracurricular activities. Finally, there’s space reserved for an investigative exercise that sought to verify the association between the motor coordination and the decision-making capacities of students in the context of the game of football, in a convenience sample of 46 students from the 5th grade. To do so, we used the KTK test battery to evaluate motor coordination and an adapted observation guide to assess the competencies we consider to be decision-making capacities, such as risk assumption, creativity and innovation, and decision making. As a result, students with normal levels of motor coordination were differentiated by their ability to take risks, showing signs of boldness and greater confidence in themselves. Instead, those who revealed coordinating weaknesses were those who declined to act in the center of the game and / or ignored the game environment, being more inhibited and more likely to attend on a single focus, where the small motor repertoire constrained considerably their decision-making performance.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttp://hdl.handle.net/1822/58412
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Frederico Craveiro Xavier.pdf2,37 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID