Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/5836

TitleDificuldades de futuros professores do 1.º e 2.º ciclos em estocástica
Author(s)Fernandes, José António
Barros, Paula Maria Pereira de
Issue dateSep-2005
CitationCONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 5, Porto, Portugal, 2005 – “V CIBEM”. [S.l. : s.n., 2005].
Abstract(s)Neste artigo relatam-se erros e dificuldades sentidas por 37 alunos do 4º ano do curso de Professores do Ensino Básico, variante de Matemática e Ciências da Natureza, de uma Escola Superior de Educação. Os dados foram recolhidos através de um questionário, incidindo em três temas: cálculo envolvendo medidas de tendência central, significado e interpretação das medidas de tendência central e acontecimentos e comparação de probabilidades. Em termos de resultados, salientam-se as elevadas percentagens de erros no cálculo e no significado e interpretação das medidas de tendência central. Nestas medidas, as dificuldades foram maiores para a mediana do que para a média, enquanto a moda se revelou muito menos difícil. No caso da comparação de probabilidades, destaca-se o recurso a raciocínios de tipo aditivo, especialmente quando conduzia à resposta correcta.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/5836
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005 V CIBEM.pdf221,63 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID