Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58359

TítuloUm discípulo de Marques da Silva: estudo monográfico de José Emílio da Silva Moreira
Autor(es)Silva, Vânia Isabel Ferreira da
Orientador(es)Cabeleira, João
Data2018
Resumo(s)A presente dissertação apresenta-se como uma investigação monográfica da obra de José Emílio da Silva Moreira, balizada entre o arco temporal de 1926 a 1938. O seu espólio é composto por 82 projetos reveladores da aproximação gradual, nem sempre pacífica, à aspiração moderna refletindo o debate entre a perenidade de modelos formais e tipológicos e a introdução de novos modos de expressão formal, técnica e organização espacial. A prática profissional do arquiteto em estudo esteve também ligada com o ensino e com a atividade relevante nas várias agremiações do grupo profissional, desempenhando a função de presidente da Secção Norte do Sindicato Nacional dos Arquitetos entre 1940 e 1947, período em que o mesmo suspende a prática de arquitetura. Esta função fez com que Silva Moreira fosse reconhecido pelos vários constituintes da secção norte, mas também por profissionais da sede em Lisboa, de entre os quais Pardal Monteiro. Atualmente, devido à ausência de um maior vulto de fontes primárias, à inexistência de uma aglomeração destas obras e consequente falta de divulgação, o trabalho de Silva Moreira adquiriu uma condição de anonimato, tal como se sucede com vários autores que atuaram a par dos grandes mestres de arquitetura moderna no Porto. O edifício da Rua Elísio de Melo, contrariamente aos restantes, é o único caso referenciado na obra “A Avenida dos Aliados e Baixa do Porto, Memória Realidade e Permanência” (2013) da autoria de Ricardo Figueiredo e Clara Pimenta Tavares do Vale. Contudo, o vasto número de casos que permanecem à data, nas ruas e avenidas da cidade do Porto sem grandes alterações formais ao projeto, é comprovado através do levantamento fotográfico. Levantamento por via do qual também se reconhece a adaptação destes edifícios a novos programas e/ou necessidades, sustentando a relevância que estes tiveram à sua época e incitando o reconhecimento dos mesmos. A análise deste conjunto de obras tem ainda em conta as alterações estilísticas/formais arquitetónicas que vão coexistindo a par da atividade da primeira geração de arquitetos modernos, por forma a retratar uma nova perspectiva da arquitetura dos anos 30 em Portugal, época complexa do ponto de vista da produção arquitetónica, repleta de avanços e permanências, e sobre a qual ainda não existem estudos que abordem toda a sua extensão. O processo de realização do presente estudo compreendeu principalmente da recensão arquivística e da história, tendo-se abordado as duas separadamente a duas escalas distintas: a do conjunto da obra completa (catálogo de obras) e a obra singular (obras selecionadas). A primeira representa o conjunto de casos e justifica uma das pretensões desta investigação - reconhecimento e valorização da obra. A uma escala mais próxima, são analisados casos singulares devidamente enquadrados pelo panorama nacional/internacional da arquitetura. Desta forma, o resultado desta dissertação não se limita à análise e narração do período que diz respeito à vida e obra de Silva Moreira, mas reflete num segundo plano sobre a questão essencial do contexto arquitetónico de suporte. Uma reflexão que permite colocar a obra do autor a par da arquitetura portuguesa e dos respetivos movimentos que se manifestaram a partir dos anos 30 - desde o Art Deco ao Modernismo.
This dissertation is presented as a monographic investigation of José Emílio da Silva Moreira’s work, marked between the 1926 and 1938 timespan. His collection consists of 82 projects that reveal the gradual, not always peaceful, approach to modern aspiration, reflecting the debate between the continuity of formal and typological models and the introduction of new modes of formal expression, technique and spatial organization. The study architect’s work experience was also linked with teaching and with a relevant activity in the several professional group associations, serving as the president of the Northern Section of the National Union of Portuguese Architects between 1940 and 1947, when he suspends the practice of architecture. This role made Silva Moreira recognized by the northern section constituents, but also by professionals from Lisbon’s headquarters, including Pardal Monteiro. Currently, due to the lack of a larger number of primary resources, to the absence of an agglomeration of these works and consequent lack of dissemination, the work of Silva Moreira acquired a condition of anonymity, as with several authors who worked alongside the great masters of modern architecture in Porto. The building on Elísio de Melo Street, in contrast to the others, is the only case referenced in the book “Aliados Avenue and Centre of Porto: Memory, Reality, and Permanence” (2013) by Ricardo Figueiredo and Clara Pimenta Tavares do Vale. However, the vast number of cases that remain to date, in the streets and avenues of the city of Porto without major formal changes to the project, is proven through the photographic survey. This also recognizes the adaptation of buildings to new programs and / or needs, sustaining the relevance they had at the time and encouraging their recognition. The analysis of these works also considers the stylistic / formal architectural changes that coexist along with the activity of the first generation of modern architects. And it intends to represent a new perspective of the 1930s architecture in Portugal, a complex time from the point of view of architectural output, full of advances and permanency, and on which there are still no studies that address its full extent. The process of conducting this study was mainly based on archival and history review, having approached both separately to two different scales: the whole of the complete work (catalog of works) and the singular work (selected works). The first represents the set of cases and justifies one of the pretensions of this investigation - recognition and appreciation of the work. On a closer scale, singular cases duly framed by the national / international panorama of architecture are analyzed. Thus, the result of this dissertation is not limited to the analysis and narration of the period that relates to the life and work of Silva Moreira but reflects, in a second plan, upon the essential issue of the architectural context of support. A reflection that allows placing the work of the author along with the Portuguese architecture and the respective movements that have manifested themselves since the 30s - from Art Deco to Modernism.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Arquitectura
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58359
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EAAD - Dissertações de Mestrado

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