Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/58347
Título: | As aplicações da função quadrática no dia a dia, uma experiência com alunos de 10º ano numa turma de Ciências e Tecnologias |
Outro(s) título(s): | The applications of quadratic function in the day by day, na experience with students of the 10.º year in a Science and Tecnhology |
Autor(es): | Alves, Débora Filipa Lopes |
Orientador(es): | Martinho, Maria Helena |
Palavras-chave: | Problemas do dia a dia Função quadrática Aprendizagem 10.º Ano Daily problems Quadratic function Learning 10 th Grade |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | O principal objetivo deste relatório é estudar o contributo da utilização de tarefas do dia a dia
na aprendizagem dos conteúdos da função quadrática, tendo em vista dar resposta às seguintes
questões: 1. Qual a perceção dos alunos relativamente ao contributo dos problemas do dia a dia para a
aprendizagem da Função Quadrática? 2. Quais as dificuldades dos alunos em adaptar os conteúdos da
Função Quadrática a problemas do dia a dia? 3. Que estratégias usam para a resolução de problemas
do dia a dia aplicando a Função Quadrática?
O projeto foi implementado numa turma do 10.º ano de escolaridade do curso de Ciências e
Tecnologias, de uma escola secundária do concelho de Guimarães. Tendo em vista dar resposta às
questões anteriores foi construído e aplicado um questionário, bem como um teste diagnóstico; ao
longo da intervenção pedagógica sujeita a gravação áudio/vídeo, foram recolhidas as resoluções dos
alunos de algumas tarefas selecionadas; após a intervenção foi realizada uma ficha final e um
questionário final; por fim, foi realizada uma questão aula para avaliar a aprendizagem dos alunos.
Em termos dos principais resultados do projeto, no primeiro questionário realizado, constatase
que os alunos têm alguma perceção relativamente ao contributo dos problemas do dia a dia para a
aprendizagem da função quadrática. Os alunos revelam que é uma vantagem trabalhar com
problemas do dia a dia na sala de aula. Na avaliação diagnóstica os alunos apresentaram algumas
dificuldades quer ao nível da resolução de problemas do dia a dia quer quanto ao conteúdo da função
quadrática. Os alunos revelaram dificuldades em determinados aspetos como: tratamento, conversão,
generalização e interpretação gráfica no que diz respeito à função quadrática. Quanto à resolução de
problemas, apresentaram dificuldades de interpretação do enunciado, na escolha da estratégia e na
adaptação da solução encontrada ao dia a dia. Os alunos utilizaram uma diversidade de estratégias
para dar resposta aos problemas propostos. Após a implementação da intervenção pedagógica
observam-se alguns progressos nos resultados alcançados, principalmente ao nível das perceções dos
alunos relativamente à opinião que estes têm do contributos das tarefas do dia a dia para a
aprendizagem de conteúdos matemáticos. No entanto, alguns alunos continuam a manter as
dificuldades antes identificadas. The main aim of this report is to study the contribution of daily tasks to the learning of quadratic function contents, in view of giving answers to the following questions: 1. Which is the perception of the students towards the contribution of daily tasks to the learning of quadratic function? 2. Which are students difficulties on adapting quadratic function contents to daily problems? 3. Which strategies are used on the resolution of daily problems applying quadratic function? The project was implemented on a 10 grade class of Science and Technology course on a secondary school of Guimarães. Bearing in mind the above questions it was built and applied a questionnaire, as well as a diagnostic test; during the pedagogical intervention that was recorded on audio and video there were gathered the resolution of selected tasks made by student; lately it was made a final form and questionnaire; finally it was made a class question to evaluate the apprenticeship of the students. In terms of the main results of the project on the first questionnaire we can see that the students have some perception towards the contributions of daily problems to the quadratic function learning. The students expose the advantage of working with daily problems on the classroom. On the diagnostic evaluation students reveal some difficulties on solving daily problems and on the topic quadratic function. Students reveal difficulties in some items as: treatment; transformation; generalization and graphic interpretation. In terms of problems resolution, they have difficulties on understanding the statement, selecting the strategies to the problems. After the pedagogical intervention we can see some development, mainly on the students opinions about the contribution of daily tasks to mathematic contents. Despite this some students still have difficulties. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/58347 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório de Estágio_Débora Filipa Lopes Alves.pdf | 2,66 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |