Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58347

TítuloAs aplicações da função quadrática no dia a dia, uma experiência com alunos de 10º ano numa turma de Ciências e Tecnologias
Outro(s) título(s)The applications of quadratic function in the day by day, na experience with students of the 10.º year in a Science and Tecnhology
Autor(es)Alves, Débora Filipa Lopes
Orientador(es)Martinho, Maria Helena
Palavras-chaveProblemas do dia a dia
Função quadrática
Aprendizagem
10.º Ano
Daily problems
Quadratic function
Learning
10 th Grade
Data2018
Resumo(s)O principal objetivo deste relatório é estudar o contributo da utilização de tarefas do dia a dia na aprendizagem dos conteúdos da função quadrática, tendo em vista dar resposta às seguintes questões: 1. Qual a perceção dos alunos relativamente ao contributo dos problemas do dia a dia para a aprendizagem da Função Quadrática? 2. Quais as dificuldades dos alunos em adaptar os conteúdos da Função Quadrática a problemas do dia a dia? 3. Que estratégias usam para a resolução de problemas do dia a dia aplicando a Função Quadrática? O projeto foi implementado numa turma do 10.º ano de escolaridade do curso de Ciências e Tecnologias, de uma escola secundária do concelho de Guimarães. Tendo em vista dar resposta às questões anteriores foi construído e aplicado um questionário, bem como um teste diagnóstico; ao longo da intervenção pedagógica sujeita a gravação áudio/vídeo, foram recolhidas as resoluções dos alunos de algumas tarefas selecionadas; após a intervenção foi realizada uma ficha final e um questionário final; por fim, foi realizada uma questão aula para avaliar a aprendizagem dos alunos. Em termos dos principais resultados do projeto, no primeiro questionário realizado, constatase que os alunos têm alguma perceção relativamente ao contributo dos problemas do dia a dia para a aprendizagem da função quadrática. Os alunos revelam que é uma vantagem trabalhar com problemas do dia a dia na sala de aula. Na avaliação diagnóstica os alunos apresentaram algumas dificuldades quer ao nível da resolução de problemas do dia a dia quer quanto ao conteúdo da função quadrática. Os alunos revelaram dificuldades em determinados aspetos como: tratamento, conversão, generalização e interpretação gráfica no que diz respeito à função quadrática. Quanto à resolução de problemas, apresentaram dificuldades de interpretação do enunciado, na escolha da estratégia e na adaptação da solução encontrada ao dia a dia. Os alunos utilizaram uma diversidade de estratégias para dar resposta aos problemas propostos. Após a implementação da intervenção pedagógica observam-se alguns progressos nos resultados alcançados, principalmente ao nível das perceções dos alunos relativamente à opinião que estes têm do contributos das tarefas do dia a dia para a aprendizagem de conteúdos matemáticos. No entanto, alguns alunos continuam a manter as dificuldades antes identificadas.
The main aim of this report is to study the contribution of daily tasks to the learning of quadratic function contents, in view of giving answers to the following questions: 1. Which is the perception of the students towards the contribution of daily tasks to the learning of quadratic function? 2. Which are students difficulties on adapting quadratic function contents to daily problems? 3. Which strategies are used on the resolution of daily problems applying quadratic function? The project was implemented on a 10 grade class of Science and Technology course on a secondary school of Guimarães. Bearing in mind the above questions it was built and applied a questionnaire, as well as a diagnostic test; during the pedagogical intervention that was recorded on audio and video there were gathered the resolution of selected tasks made by student; lately it was made a final form and questionnaire; finally it was made a class question to evaluate the apprenticeship of the students. In terms of the main results of the project on the first questionnaire we can see that the students have some perception towards the contributions of daily problems to the quadratic function learning. The students expose the advantage of working with daily problems on the classroom. On the diagnostic evaluation students reveal some difficulties on solving daily problems and on the topic quadratic function. Students reveal difficulties in some items as: treatment; transformation; generalization and graphic interpretation. In terms of problems resolution, they have difficulties on understanding the statement, selecting the strategies to the problems. After the pedagogical intervention we can see some development, mainly on the students opinions about the contribution of daily tasks to mathematic contents. Despite this some students still have difficulties.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58347
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio_Débora Filipa Lopes Alves.pdf2,66 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID