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TitleUma abordagem jazzística ao currículo das Ciências Musicais no Conservatório de Música do Porto
Other titlesjazz approach to the Musical Sciences curriculum in the Oporto Music Conservatory
Author(s)Oliveira, César Miguel Gomes do Nascimento
Advisor(s)Lessa, Elisa
KeywordsJazz
Pensamento divergente
Construtivismo
Divergent thinking
Constructivism
Issue date2018
Abstract(s)O presente Relatório descreve um conjunto de atividades pedagógicas desenvolvidas durante o Estágio Profissional que integrou o Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho e que se intitulou Uma abordagem jazzística ao currículo das Ciências Musicais no Conservatório de Música do Porto. As referidas práticas basearam-se no pensamento jazzístico e desenvolveram-se em duas turmas finalistas dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico de Formação Musical (FM - Grupo de Recrutamento M28) e a uma turma finalista de nível Secundário de História da Cultura e das Artes – História da Música (HM - Grupo de Recrutamento M30) no Conservatório de Música do Porto. A metodologia utilizada fundamentou-se nos princípios da investigação-ação e procurou, através da prática docente que contemplou, entre outras, a observação direta, a realização de fichas de trabalho e a elaboração de inquéritos, compreender a validade do pensamento divergente, associado à improvisação jazz na abordagem de conteúdos durante o processo ensino-aprendizagem das Ciências Musicais. O papel do professor centrou-se no estímulo de aprendizagens por via da descoberta, através de elementos de motivação que se apoiaram na resolução de problemas. Da análise aos instrumentos de recolha de dados, demonstramos que os alunos intervencionados construíram novo conhecimento que foi alcançado através de mecanismos de pensamento semelhantes aos de um improvisador de jazz, tal como nos demonstram as teorias de ensino construtivistas cujo principal objetivo é aprender a aprender.
This Report explains a set of pedagogical activities developed during the Professional Internship that integrated the Master of Music Education of the University of Minho and which was entitled A jazz approach to the Musical Sciences curriculum in the Oporto Music Conservatory. These practices were based on the jazz thinking way and were developed into two Music Theory classes of the 6th and 9th grades, and one 12th grade class of History of the Culture and Arts - History of Music at the Oporto Music Conservatory. The methodology used was based on the principles of action-research and it was settled through the teaching practice that included, among others, direct assessment, worksheets evaluation and surveys analysis. These approaches sought to understand the divergent thinking power, associated with jazz improvisation, approaching contents during the teaching-learning process of those Musical Sciences classes. The teacher role was focused on learning through discovery strategies, introducing motivational elements and problem-solving techniques. Through the analysis of the data collection, it was demonstrated that the targeted students have constructed new knowledge that was achieved through similar mechanisms of thought to those of a jazz improviser, as proved by constructivist teaching theories whose main objective is learning to learn.
TypemasterThesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttp://hdl.handle.net/1822/58342
AccessopenAccess
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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