Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/58333

TítuloA série de harmónicos e a mão direita na aprendizagem da trompa no ensino especializado de música
Outro(s) título(s)The harmonic series and the right hand in learning the horn in specializes music education
Autor(es)Costa, Maria Helena Alves
Orientador(es)Martingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomes
Palavras-chaveTrompa natural
Série de harmónicos
Mão direita
Bouché e som de eco
Natural horn
Harmonic series
Right hand
Stopped and stopped horn
Data2018
Resumo(s)O presente Relatório foi elaborado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, refletindo o Projeto de Intervenção Pedagógico implementado durante o ano letivo 2017/2018 no Conservatório de Música do Porto, nos grupos de recrutamento M20 – Trompa e M32 – Classes de Conjunto. O Projeto de Intervenção Pedagógica foi levado a cabo a partir da participação de oito alunos de trompa pertencentes a todos os ciclos de ensino, desde a iniciação até ao ensino secundário. Os seus principais objetivos foram melhorar o conhecimento da série de harmónicos e dar a conhecer as possibilidades técnicas do uso da mão direita na trompa, afinação e efeitos de bouché e som de eco. No contexto desses objetivos, foi feita uma introdução à técnica da trompa natural. Para a implementação do Projeto de Intervenção Pedagógica foi desenhado um exercício de correspondência entre números e harmónicos, dada uma nota fundamental. Foi ainda elaborado e entregue a cada participante na primeira aula um Manual que contempla (1) as posições da trompa, as séries de harmónicos e os exercícios progressivos de duas notas à série completa na série de harmónicos da trompa em Sib; (2) uma sistematização das posições da mão direita na trompa e efeitos bouché e som de eco; (3) uma correspondência da emissão das notas em trompa moderna na trompa natural e exercícios entre duas notas e a escala completa de Dó maior na trompa natural. A metodologia utilizada neste projeto foi a de investigação-ação. Para avaliação da Prática Pedagógica foram realizados inquéritos pré- e pós-intervenção, e ainda um questionário a dez professores de trompa. Da análise dos inquéritos verifica-se que após a Intervenção Pedagógica, os alunos tinham maior conhecimento dos harmónicos e uma maior consciência e correta postura corporal e posicionamento da mão direita.
The present report was carried out as part of the Professional Internship of the Master's Degree in Music Teaching at the University of Minho, where it reflects the Pedagogical Intervention that took place during the 2017/2018 academic year at the Conservatory of Music of Porto, in the recruitment groups M20 – Horn and M32 –Music Group Class. The pedagogical intervention project was carried out from the participation of eight horn students belonging to all teaching cycles, from initiation to high school. Its main objectives were to improve the knowledge of the harmonics series and to make known the technical possibilities of using the right hand in the horn, tuning and effects of Stopped and Stopped Horn. In the context of these objectives, an introduction to the natural horn technique was made. For the implementation of the Pedagogical Intervention Project, an exercise of correspondence between numbers and harmonics was drawn, given a fundamental note. A manual was also prepared and delivered to each participant, in the first class, that contemplates (1) The positions of the horn, the harmonics series and the progressive exercises of two notes to the complete series in the harmonics series of the horn in Bb; (2) A systematization of the right hand positions in the horn and Stopped effects and Stopped Horn; (3) A correspondence of the issuance of the notes in modern horn in the natural horn and exercises between two notes and the full scale of C major in the natural horn. The methodology used in this project was research-action. For the evaluation of the Pedagogical Practice, pre- and post-intervention inquiries were made and a consultation was extended to ten horn teachers. From the analysis of the inquiries, it is verified after the Pedagogical Intervention, the students achieved a better understanding of harmonics and an improved consciousness and correct posture and right hand positioning.
TipomasterThesis
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttp://hdl.handle.net/1822/58333
AcessoembargoedAccess (1 Year)
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Final.pdf4,86 MBAdobe PDFVer/Abrir  Solicitar cópia ao autor!

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis