Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/58290

TitleMotricidade infantil: despertar o passado através dos jogos tradicionais
Other titlesChildren's motricity: awakening the past through the traditional games
Author(s)Ferreira, Mariana Filipa Costa
Advisor(s)Silva, Inês Peixoto
KeywordsMotricidade
Jogos tradicionais
Cultura
Corpo
Criança
Motricity
Traditional games
Culture
Body
Child
Issue date2018
Abstract(s)Este relatório apresenta o Projeto de Intervenção Pedagógica desenvolvido no contexto de jardim de infância no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada inserida no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Universidade do Minho, que me permitiu crescer enquanto futura profissional e desenvolver atividades sobre os jogos tradicionais e a Educação Física com um grupo de crianças. O projeto de intervenção passou, inicialmente, por uma fase de observação e interação com o grupo e com a educadora cooperante, de forma a conhecer e compreender melhor as suas características e assim poder adequar o planeamento do projeto ao grupo considerando sempre os interesses e dificuldades das crianças e dessa forma criar um projeto de intervenção intencional. Nesta perspetiva todo o projeto visa responder a estes interesses e consequentes dificuldades, que se realçaram no domínio da Educação Física no decorrer da fase de observação. Assim o objetivo do projeto foi verificar se as sessões de Educação Física poderiam contribuir para melhorar o desempenho das crianças na prática dos jogos tradicionais bem como reavivar e estimular a prática dos jogos tradicionais no dia-a-dia das crianças. Para tal, no decorrer da intervenção, foram realizadas sessões dedicadas à Educação Física e aos jogos tradicionais em que os jogos/exercícios selecionados no âmbito da Educação Física visavam habilidades essenciais ao sucesso dos jogos tradicionais abordados na sessão seguinte. Após o término do projeto verificouse uma evolução do desempenho das crianças na prática dos jogos tradicionais e, em simultâneo, o desenvolvimento de competências a nível da Educação Física. Por outro lado, foi possível verificar a prática de alguns jogos tradicionais fora do âmbito do projeto, nomeadamente no recreio. No jardim de infância é importante que as crianças desenvolvam consciência pelo próprio corpo, o gosto pelas atividades físicas que são fundamentais para o seu desenvolvimento integral bem como conhecer parte da própria cultura através dos jogos tradicionais não os desvalorizando ou esquecendo face aos jogos eletrónicos. Através deste projeto as crianças puderam explorar vários materiais que não estão presentes no seu dia a dia, bem como o próprio corpo e a relação entre eles.
This report presents a pedagogical project developed in the kindergarten context within the scope of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice, which is part of the study plan of the Master’s in Pre-School Education of the University of Minho, which allowed me to grow as a future professional and to develop a set of activities with a group of children based on traditional games and physical education. The intervention project started with the observation and interaction with the group of children and the cooperating teacher. These processes made it possible to know and understand the educational context, to identify the children’s interests and difficulties and to develop an intentional pedagogical intervention. In this perspective the project aims to respond to the interests and consequent difficulties, which were highlighted in the field of physical education during the observation phase. The objective of the project was to verify if the physical education classes could improve the children’s performance in traditional games as well as revive and stimulate the practice of traditional games in the children's daily life. During the intervention, a part of the sessions was dedicated to physical education and another to the traditional games in which the games and exercises selected in the field of physical education aimed at essential skills to the success of traditional games covered in the following session. In the final of the project, there was an improvement of the children's performance in the practice of traditional games, as well as development of motor skills. The children also started practicing some of the traditional games outside the project, namely on the playground. In kindergarten, it is important for children to develop awareness for their own bodies, an appreciation for physical activities that are fundamental for their integral development, as well as knowing part of their own culture through traditional games, not devaluing them in comparison to electronic games. Through this project the children could explore various materials that aren't present in their daily lives, as well as their own body and the relationship between them.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttp://hdl.handle.net/1822/58290
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório Mariana Ferreira.pdf
  Restricted access
2,54 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID