Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/58257

TitleCiências na educação pré-escolar: a construção integrada de saberes e a promoção do envolvimento das crianças
Other titlesSciences in pre-school education: the integrated construction of knowledge and the promotion of children's involvement
Author(s)Alves, Elisabete Maria Peixoto
Advisor(s)Varela, Paulo
KeywordsEducação pré-escolar
Educação em ciências
Aprendizagem integrada e globalizante
Envolvimento das crianças
Pre-school education
Science education
Globalizing and inclusive learning
Children participation
Issue date2018
Abstract(s)Este relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de “Estágio” do 2.º ano do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Universidade do Minho. Ele resulta da conceção, desenvolvimento e avaliação de um projeto de intervenção pedagógica desenvolvido, em contexto de educação pré-escolar, que teve como objetivos gerais: promover uma abordagem integrada e globalizante, com recurso a atividades práticas de ciências; e promover um maior envolvimento das crianças no processo educativo, por via dessas atividades. O projeto desenvolveu-se em ciclos interativos de investigação-ação. Cada ciclo correspondeu a uma atividade de ciências, com incidência nas “aprendizagens a promover” sugeridas nas orientações curriculares da educação pré-escolar para a área do “Conhecimento do Mundo”. Foram exploradas 7 atividades de ciências numa sala de crianças (n=24) de idades compreendidas entre os 4 e os 5 anos, perfazendo um total de 10 horas e 30 minutos de intervenção pedagógica. As atividades foram exploradas pela aluna estagiária, que, em colaboração com a educadora cooperante, desempenhou simultaneamente o papel de educadora e investigadora. Na sequência da observação participante, foram elaborados diários de atividade, que apresentam descrições detalhadas de todo o processo de exploração promovido com as crianças, desde as suas ideias, estratégias, processos de construção utilizados, até às aprendizagens que vão sendo realizadas. Estas aprendizagens, conjugadas com os resultados obtidos em pequenos conjuntos de itens de avaliação individual, permitem concluir que uma larga maioria de crianças realizou aprendizagens significativas acerca dos temas explorados, através das atividades experimentais de ciências. É também possível concluir que o processo de exploração promovido, por tais atividades, permitiu promover maiores níveis de envolvimento das crianças, por comparação com o envolvimento evidenciado antes da intervenção pedagógica de ciências.
This report was made for the curricular unit of "Internship" in the second year of the postgraduation in Pre-school Teaching, at University of Minho. It comes from the conception, development, and evaluation of a project of pedagogical intervention developed in context of preschool education, that had the following as main purposes: promote globalizing and inclusive approaches, with resource, to practical activities of sciences; and promote a greater engagement of the children in the educational process through these activities. The project was developed in interactive cycles of investigation-action. Each cycle matched a scientific activity, highlighting the "promoted learnings" suggested in the curricular orientation in Pre-school education in the "knowledge of the world" area. Seven science activities were performed in a room with children (n=24), whose ages ranged from 4 to 5 years old, summing up to a total of 10 hours and 30 minutes of pedagogical intervention. The activities were tested by the intern student, who, in collaboration with the cooperative educator, played the parts of both educator and investigator. After the participant observation, activity journals were made, which present accurate and detailed descriptions of the whole process of exploration promoted with the children, from their ideas strategies, and construction procedures, to the learning that took place. These learnings, when together with the results gotten from small individual evaluation, allow us to conclude that a large majority of the children had significant learnings about the themes they explored, through the experimental science activities. It is also possible to conclude that the process of exploration promoted by such activities has allowed us to promote a bigger participation of the children when compared to the participation previous to the pedagogical scientific intervention.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttp://hdl.handle.net/1822/58257
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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