Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/58204

TitleA Metodologia de Trabalho de Projeto como promotora do trabalho colaborativo entre as crianças
Author(s)Silva, Cátia Sofia Leite Teixeira da
Advisor(s)Parente, Maria Cristina Cristo
KeywordsEducação pré-escolar
Trabalho de projeto
Trabalho colaborativo
Desenvolvimento e aprendizagem da criança
Pre-school education
Project work
Collaborative work
Development and learning of children
Issue date2018
Abstract(s)Os primeiros anos de vida da criança detém uma grande importância no desenvolvimento da formação integral da mesma. Por isso, é fundamental que os contextos educativos providenciem situações onde as crianças possam vivenciar experiências diversificadas, potenciando assim o desenvolvimento e fortalecimento de competências e aprendizagens. O relatório de estágio que se apresenta surge no âmbito da Unidade Curricular Estágio, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico. Assim, no decorrer de quinze semanas, integrei um contexto de jardim-de-infância e desenvolvi o projeto com um grupo de crianças de três anos de idade. Nesta sequência, o presente relatório visa apresentar o desenvolvimento de um trabalho de projeto e a compreensão da forma pelos quais a sua implementação pode promover o trabalho colaborativo das crianças. A intervenção pedagógica depreendeu um plano de ação, continuo e sistemático assente na observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, resultante de uma abordagem metodológica de investigação-ação. Não obstante, a documentação pedagógica revelou-se ainda essencial na monotorização de todo o processo, tendo esta sustentado igualmente este ciclo de aprendizagem. O estudo realizado revelou que oportunizar momentos em que as crianças possam trabalhar conjuntamente com os seus parceiros bem como com os adultos potencia o desenvolvimento e a aprendizagem das mesmas. Assim, através do trabalho de projeto as crianças assumiram um papel ativo no mesmo, tendo este surgido a partir dos seus interesses, curiosidades e questões. No desenvolvimento do trabalho de projeto, as crianças puderam apropriar-se e construir inúmeras aprendizagens e competências que favoreceram o seu desenvolvimento cognitivo, emocional, social e físico.
The first years of a child’s life hold a great importance in the development of its integral formation. For that reason, it is fundamental that the educational contexts provide situations where the children can live through diverse experiences, therefore enabling the development and the strengthening of skills and learnings. The internship report that is presented is within the scope of the Internship Curricular Unit, of the Master’s in Pre-school and Basic Education (Primary School). Throughout a period of fifteen weeks, I integrated a context of kindergarten and developed the project with a group of children with three years of age. In this sequence, this report aims to present the development of a project work and the understanding of the ways in which its implementations could promote the collaborative work of the children. The pedagogical intervention included a continuous and systematic plan of action based on obversion, planning, action, reflection and evaluation, resulting from a methodological approach of research-action. Nevertheless, the pedagogical documentation was still essential in the monitoring of the whole process, which also supported this learning cycle. The study revealed that providing opportunities for children to work together with their partners as well as adults, enhances the development and learning of the same children. Thus, through the project work the children assumed an active role in it, having this emerged from their interests, curiosities and questions. In the development of the project work, children were able to appropriate and build numerous learnings and skills that favored their cognitive, emotional, social and physical development.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URIhttp://hdl.handle.net/1822/58204
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório-de-Estágio-Cátia-Sofia-Leite-Teixeira-da-Silva.pdf
  Restricted access
4,41 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID