Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/5820

TitleIntrodução à preservação digital : conceitos, estratégias e actuais consensos
Author(s)Ferreira, Miguel
KeywordsPreservação digital
PREMIS
OAIS
Autenticidade
Objecto digital
Emulação
Migração
Estratégias de preservação digital
Pedra de Rosetta digital
Issue date2006
PublisherUniversidade do Minho. Escola de Engenharia (EEng)
CitationFERREIRA, Miguel - "Introdução à preservação digital : conceitos, estratégias e actuais consensos" [Em linha]. Guimarães : Escola de Engenharia da Universidade do Minho, 2006. [Consult. 24 Nov. 2006]. Disponível em WWW: <URL:http://hdl.handle.net/1822/5820>. ISBN 972-8692-30-7. ISBN 978-972-8692-30-8.
Abstract(s)Este livro tem como objectivo descrever e contextualizar as principais actividades que têm vindo a ser realizadas internacionalmente no domínio da preservação digital. O livro começa por definir preservação digital e introduzir o conceito de objecto digital. Este é apresentado numa perspectiva semiótica, sendo feita uma análise dos diferentes níveis de abstracção a que pode ser observado: físico, lógico e conceptual. Esta visão multidimensional do objecto digital promove uma melhor compreensão e enquadramento das diferentes estratégias de preservação apresentadas ao longo desta publicação. De seguida foi apresentado o modelo de referência OAIS (Open Archival Information System), uma norma internacional que visa a identificação dos principais componentes funcionais e objectos de informação presentes num sistema de arquivo com pretensões de preservação a longo-prazo. O modelo de referência serviu fundamentalmente para introduzir alguma da notação utilizada ao longo do livro. Foram também descritas e contextualizadas as principais estratégias de preservação que têm vindo a ser propostas pela comunidade científica, bem como as mais relevantes iniciativas no que toca a directórios de formatos. O livro engloba ainda uma breve discussão sobre autenticidade, salientando-se a importância do conceito de propriedade significativa na elaboração de políticas de preservação. Paralelamente, procurar-se-á realçar a necessidade da utilização de metainformação como meio para assegurar a autenticidade dos materiais custodiados, dando especial ênfase ao Dicionário de Dados PREMIS. Finalmente, foi apresentado um método que permite avaliar e comparar diferentes estratégias de preservação, ordenando-as de acordo com o seu grau de adequação aos requisitos individuais da instituição que pretende realizar a preservação digital.
TypeBook
URIhttp://hdl.handle.net/1822/5820
ISBN978-972-8692-30-8
ISSN972-8692-30-7
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:DSI - Sociedade da Informação
KEEPS - Livros e capítulos de livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
livro.pdfLivro7,02 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID