Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/58166

TitleO sombrio trabalho da beleza: notas sobre o barroco em Herberto Helder
Author(s)Ribeiro, Eunice
KeywordsBarroco
Cinema
Fotografia
Herberto Helder
Natureza-morta
Issue date2018
JournalScripta Uniandrade
Abstract(s)A poética de continuidade e de intensidade subjacente à escrita literária de Herberto Helder, com os poderosos e diversos diálogos intertextuais que continuamente alimenta, leva-nos neste ensaio a desenvolver uma possível dimensão barroca do seu trabalho poético. Mais do que enveredarmos, porém, por uma abordagem temática ou estilística, o nosso interesse centra-se sobretudo na qualidade visual da poesia de Helder, nomeadamente nos pressupostos e nas estratégias que suportam uma certa dramatização do olhar poético, associados a modos e contextos de percepção distintivos. Neste sentido, proporemos algumas aproximações entre, por um lado, a gramática visual herbertiana, e seus possíveis nexos com a linguagem fotográfica e cinematográfica ou ainda com as técnicas pictóricas da natureza-morta seiscentista, e, por outro lado, a imagética religiosa e visionária barroca, todas elas aparentemente convocadas pela escrita intensiva de Helder e pela sua compreensão processual da beleza.
The poetics of continuity underlying Herberto Helder’s literary writing, as well as the powerful and diverse intertextual dialogues it keeps nourishing will lead us to develop a possible baroque dimension of his poetic work. More than to pursue a thematic or a stylistic perspective, our interest will be focused on the visual quality of Helder’s poetry, namely on the presuppositions and strategies that support a certain dramatizing of poetic look, together with distinctive modes and contexts of perception. This will support a number of approaches between photographic and cinematographic visual grammar, or still life painting’s techniques and interpretative effects, on one hand, and religious and visionary baroque imagery, on the other, all seemingly summoned by Helder’s intensive writing and his processual understanding of beauty
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/58166
ISSN1679-5520
Publisher versionhttps://uniandrade.br/revistauniandrade/index.php/ScriptaUniandrade/article/view/1074
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CEHUM - Artigos publicados em revistas

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