Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/58129

TitleA imagem como recurso didático-pedagógico no ensino da Filosofia: modos de pensar e construir mundo(s)
Other titlesImage as didactic-pedagogical resource in teaching Philosophy: ways of thinking and building world(s)
Author(s)Azevedo, Paula Cristina Veloso Silva Oliveira
Advisor(s)Manso, Artur
KeywordsPedagogia
Ensino
Filosofia
Imagem
Estética
Pedagogy
Teaching
Philosophy
Image
Aesthetics
Issue date2017
Abstract(s)O presente relatório intitulado A Imagem como Recurso Didático-Pedagógico no Ensino da Filosofia - modos de pensar e construir mundo(s) pretende descrever a praxis desenvolvida durante o Estágio Pedagógico, no âmbito do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário, realizado na Escola Secundária Martins Sarmento, em Guimarães. Concomitantemente revela os propósitos pedagógicos, as estratégias e os recursos didáticos utilizados na prática letiva. O método didático aqui delineado resultou do contexto educativo onde fomos inseridos, numa turma do 10º ano SE1, de Socioeconómicas, que procurou utilizar a imagem como recurso didático-pedagógico na sua função comunicativa, motivacional e de sensibilização estética, de modo a estimular uma disposição favorável ao ensino-aprendizagem da disciplina de Filosofia. Esta metodologia, na sua unidade, visou estabelecer pontes entre a imagem e o conceito, entre o texto filosófico e o texto literário, e também na relação entre o ambiente tecnológico e mediático da sociedade atual através de um processo dinâmico formado por múltiplas atividades práticas, teoréticas e de hermenêutica, que permitiram uma educação filosófica baseada numa aprendizagem gradativa composta por diferentes atividades e estratégias pedagógicas e diversos recursos didáticos.
The current report, entitled Image as Didactic-Pedagogical Resource in teaching Philosophy – ways of thinking and building world(s) intends to describe the developed praxis during the Pedagogical Internship, as part of the Master’s degree in Philosophy Teaching in Secondary School, held at Secondary School Martins Sarmento, in Guimarães. At the same time, it reveals the pedagogical purposes, the strategies and the didactical resources that were used in lecturing. The outlined didactical method came as result of the educational context, within we were inserted, a 10º grade class SE1, socioeconomic orientated, aiming to use the image as a didactic-pedagogical resource in its communicational, motivational, sensitizing and aesthetic function, as to stimulate a favourable disposition to the teaching-learning of the discipline of Philosophy. This methodology, as a whole, aimed to establish bridges between image and concept, between philosophical texts and literary texts, and also in the relation between the technological and media impact environment of the present society through a dynamic process formed by multiple practical, theoretical, of hermeneutics, that allowed a philosophical education based on gradual learning composed by different pedagogical activities and strategies and several didactical resources.
TypemasterThesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
URIhttp://hdl.handle.net/1822/58129
AccessrestrictedAccess
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Paula Cristina Veloso Silva Oliveira Azevedo.pdf3,8 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy!

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis