Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/58113

TitlePotencialidades da metodologia IVAM na educação pelos pares em prevenção primária do VIH/ Sida
Author(s)Certal, Catarina
Vilaça, Teresa
KeywordsPrevenção da SIDA
Adolescentes
Metodologia IVAM
Educação pelos Pares
Issue dateOct-2017
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
CitationCertal, C., & Vilaça, T. (2017). Potencialidades da metodologia IVAM na educação pelos pares em prevenção primária do VIH/ Sida. In T. Vilaça, C. Rossi, C. Ribeiro, & P. Ribeiro (Eds.), Investigação na Formação e Práticas Docentes na Educação em Sexualidade: Contributos para a Igualdade de Género, Saúde e Sustentabilidade (pp. 379 – 392). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Abstract(s)Esta investigação teve como objetivo testar a eficácia da metodologia de educação pelos pares orientada para a ação no desenvolvimento da competência para a ação dos/as alunos/as do 8º ano de escolaridade na prevenção primária do vírus da imunodeficiência humana (VIH). Nesse sentido, foi realizado um estudo experimental com grupo controlo, projetado com a escola de ensino básico como a unidade de amostragem. As escolas foram escolhidas aleatoriamente para continuar com o seu projeto normal de educação para a saúde (n = 6 escolas, 257 alunos/as), ou para receber adicionalmente uma intervenção de educação pelos pares influentes, escolhidos pelos próprios alunos e alunas, de prevenção primária do VIH orientada para a ação (n = 6 escolas, 272 alunos). Os pré e pós-testes consistiram num questionário anónimo autoadministrado. A avaliação do processo educacional incluiu a elaboração de diários de aula pela investigadora e pelos educadores e educadoras de pares e questionários preenchidos pelos pares. O grupo experimental apresentou maior nível de conhecimento sobre VIH / SIDA e assertividade do que o grupo controlo, mostrando a eficácia da realização de intervenções orientadas para a ação de prevenção do VIH na escola por alunos/as influentes. Estes resultados têm implicações a nível da formação de professores/as, na sua capacitação para trabalhar com a metodologia IVAM em projetos de educação pelos pares nas escolas, e a nível da organização dos projetos educativos dos agrupamentos de escola, de forma a que contemplem a educação pelos pares.
TypeBook part
URIhttp://hdl.handle.net/1822/58113
e-ISBN978-972-8952-47-1
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CatarinaCertal-TeresaVilaca-eBook2017_InvestFormaçãoPrDocentesEdSex.pdf788 kBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID