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TitlePotencialidades da abordagem pedagógica IVAM com o uso de telenovelas e teatro fórum na promoção da saúde sexual e bem-estar
Author(s)Aragão, Eugénia
Matos, Henrique
Vilaça, Teresa
KeywordsGénero
Sexualidade
Bem-estar
Metodologia IVAM
Telenovelas
Teatro-Fórum
Issue dateOct-2017
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
CitationAragão, E., Matos, H., & Vilaça, T. (2017). Potencialidades da abordagem pedagógica IVAM com o uso de telenovelas e teatro fórum na promoção da saúde sexual e bem-estar. In T. Vilaça, C. Rossi, C. Ribeiro, & P. Ribeiro (Eds.), Investigação na Formação e Práticas Docentes na Educação em Sexualidade: Contributos para a Igualdade de Género, Saúde e Sustentabilidade (pp. 301 – 316). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Abstract(s)Este capítulo analisa o trabalho de um grupo de professores/as, que se baseou numa dinâmica de supervisão colaborativa entre pares para promover o seu desenvolvimento profissional em educação em sexualidade, planificou um projeto de educação em sexualidade orientado para ação, com utilização da telenovela como dispositivo pedagógico, e sugeriu aos/às alunos/as o Teatro do Oprimido como uma das possíveis ações para ajudar a resolver os problemas identificados. Assim, as questões de investigação deste estudo foram as seguintes: i) Quais foram as principais caraterísticas do trabalho docente realizado?; ii) Qual foi o impacto do uso da telenovela Gabriela na identificação pelos/as alunos/as de problemas relacionados com a sexualidade que gostavam de ajudar a resolver?; iii) Quais foram as ações realizadas pelos/as alunos/as para ajudarem a resolver os problemas identificados? A investigação foi desenvolvido nas turmas de 5º ano de escolaridade (9-10 anos) (n=301), 6º ano (10-11 anos) (n=286), 7º ano (11-12 anos) (n=215), 8º ano (12-14anos) (n=262) e 9º ano (14-15 anos) (n=237). Observou-se que durante o processo de ensino os/as docentes em formação consideraram que a sua formação estava a ser útil no aperfeiçoamento de técnicas de recolha de dados na observação das práticas e na reflexão sobre elas, bem como para a melhoria da prática letiva. Além disso, ocorreram mudanças nas práticas pedagógicas nas disciplinas específicas de alguns dos/as professores/as envolvidos, onde o impacto das metodologias e estratégias inovadoras se espelhou na dinâmica de sala de aula e nas aprendizagens dos/as alunos/as. Os/As alunos/as foram ativamente envolvidos na escolha dos problemas e na procura de respostas sobre as razões por que esses problemas eram importantes para eles/elas. Para escreverem as cenas do teatro fórum trabalharam com a dimensão histórica e cultural da comunidade. Observou-se, ainda, que para cada ação proposta pelos alunos para ajudar a resolver os problemas identificados, foram discutidos os seus potenciais resultados em relação às mudanças desejadas e as barreiras que poderiam surgir e impedir que a ação resultasse nas mudanças de estilo de vida e/ou condições de vida desejadas. Depois, os/as alunos/as em conjunto com os professores foram capazes de decidir a primeira ação a realizar e de fazer a sua planificação, incluindo a forma como foi avaliada em relação às mudanças desejadas. Este estudo revelou-se um grande contributo a nível da supervisão entre pares docentes na escola e nem novas metodologias de ensino criativas para promover a saúde sexual e o bem-estar dos alunos.
TypeBook part
URIhttp://hdl.handle.net/1822/58111
e-ISBN978-972-8952-47-1
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

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