Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/58077

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPalhares, Sandra Susana Pires Silvapor
dc.contributor.authorOliveira, Ana Catarina da Cunhapor
dc.date.accessioned2019-01-11T14:37:12Z-
dc.date.available2019-01-11T14:37:12Z-
dc.date.issued2017-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/58077-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractO presente relatório estudo o impacto do álbum ilustrado no desenvolvimento da literacia visual em crianças de três anos, fundamentando-se num projeto de intervenção pedagógica partindo dos pressupostos da metodologia de Investigação-Ação. Este projeto pretendeu analisar o desenvolvimento da literacia visual através da exploração de álbuns ilustrados numa idade muito precoce. Com este projeto pretendeu-se, igualmente, articular todas as áreas de conteúdo consagradas no documento orientador da educação pré-escolar, numa perspetiva integradora e globalizante. Neste relatório de estágio apresentamos os benefícios da exploração dos álbuns ilustrados, utilizados para estimular a literacia visual. Esta estratégia implica uma intervenção focada no desenvolvimento da perceção, da sensibilidade da criança, de competências cognitivas, sociais e artísticas. Sendo este um documento de cariz reflexivo e descritivo, o presente trabalho descreve todo o desenvolvimento do projeto onde são descritas, com bastante detalhe, as intervenções que permitiram fazer a análise e reflexão dos dados recolhidos. Finalmente, são ainda apresentadas as conclusões onde destacamos as principais aprendizagens realizadas ao longo da intervenção pedagógica bem como a avaliação da concretização dos objetivos propostos no relatório.por
dc.description.abstractThe present report deals with the question of what impact the picture story book in visual literacy development in children of three years old, which is based on a pedagogical intervention project based on research-action methodology´s assumptions. This project analyzed the visual literacy development through the exploration of picture story book with early childhood. This project also aimed to articulate all the content areas considered by pre-school curriculum guide through an integrated and global perspective. This study presents the benefits of exploring picture story books as a strategy to encourage visual literacy. This strategy implicated an intervention focused in child perception and sensibility and the development of cognitive, social and artistic skills. The reflective and descriptive document nature implicated a full description of the entire project development, interventions, leading to an analysis and comprehensive reflection of the data-based. Finally, the conclusions presents the main achievements obtained through the pedagogical intervention and the core evaluation initially proposed.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLiteracia visualpor
dc.subjectÁlbuns ilustradospor
dc.subjectExpressão artísticapor
dc.subjectVisual literacypor
dc.subjectIllustrated albumspor
dc.subjectArtistic expressionpor
dc.titleO impacto do álbum ilustrado no desenvolvimento da literacia visual em crianças de três anospor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202131742por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Catarina da Cunha Oliveira.pdf2,81 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis