Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58071

TítuloMobilização de fontes de informação diversificadas na aprendizagem das Ciências Naturais
Outro(s) título(s)Diversified of information sources in the Natural Sciences learning
Autor(es)Miranda, Cristina Daniela Melo
Orientador(es)Coelho da Silva, José Luís
Data2017
Resumo(s)A idealização, conceção, implementação e avaliação da presente estratégia de intervenção pedagógica está associada ao reconhecimento da importância da promoção na sala de aula determinadas capacidades que favorecem a autonomia do aluno, nomeadamente, de pesquisa e comunicação de informação e do facto de, muitas vezes, a operacionalização destas capacidades na sala de aula estar restringida ao manual escolar, não promovendo a articulação de fontes de informação diversificadas. A intervenção pedagógica consistiu na operacionalização de uma atividade inicial de reflexão sobre a estrutura da intervenção pedagógica, constituindo um momento de familiarização dos alunos com a natureza da intervenção pedagógica e da implementação de três atividades de aprendizagem que visavam o desenvolvimento da capacidade de mobilizar fontes de informação de natureza diversificada e de competências disciplinares (conhecimento substantivo, processual e epistemológico) específicas no domínio das temáticas Alimentação, Morfofisiologia do Sistema Digestivo e Doenças do Sistema Digestivo do 9º ano de escolaridade. A avaliação da intervenção pedagógica centrou-se na compreensão da interpretação atribuída pelos alunos à estratégia de intervenção pedagógica no momento O Que vou Aprender e Como vou Aprender, na identificação do valor educativo atribuído pelos alunos ao papel da mobilização de fontes de informação diversificadas na aprendizagem após terem experienciado este processo e na identificação de fatores de facilitação e de constrangimento na operacionalização das atividades de pesquisa e comunicação de informação. Os alunos reconhecem a importância da mobilização de fontes de informação diversificadas na aprendizagem pelo contributo na comparação, confrontação e organização da informação e, consequentemente, na compreensão do conhecimento científico. A seleção da informação relevante, isto é, a capacidade em distinguir a informação primária da secundária, e a seleção de fontes de informação são as dificuldades maioritariamente sentidas na consecução das atividades de aprendizagem. Apontando, assim, para a importância da implementação continuada e sistemática de atividades de aprendizagem promotoras dessas capacidades.
The idealization, conception, implementation and evaluation of the present strategy of pedagogical intervention is associated to the recognition of the importance of the promotion in the classroom of certain capacities that favor student autonomy, namely, research and communication of information and the fact that, often, the operationalization of these capacities in the classroom will be restricted to the school manual, not promoting the articulation of diversified sources of information. The pedagogical intervention consisted in the operationalization of an initial activity of reflection about the structure of the pedagogical intervention, constituting a moment of familiarization of the students with the nature of the pedagogical intervention and the implementation of three learning activities that aimed at the development of the capacity to mobilize sources of information of a diversified nature and disciplinary competences (substantive, procedural and epistemological knowledge) in the field of Food, Digestive System Morphophysiology and Digestive System Diseases of the 9th year of schooling. The evaluation of the pedagogical intervention focused on the understanding of the interpretation attributed by the students to the pedagogical intervention strategy at the time What I am going to Learn and How I am going to Learn, in the identification of the educational value attributed by the students to the role of the mobilization of diverse sources of information in the learning after having experienced this process and in the identification of facilitation and constraint factors in the operationalization of information research and communication activities. Students recognize the importance of mobilizing diverse sources of information in learning by contributing to the comparison, confrontation and organization of information and, consequently, in the understanding of scientific knowledge. The selection of relevant information, this is, the ability to distinguish between primary and secondary information, and the selection of information sources are the difficulties most felt in the achievement of learning activities. Pointing, like this, to the importance of the continuous and systematic implementation of learning activities that promote these capacities.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58071
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cristina Daniela Melo Miranda.pdf3,27 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID