Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/57947

TitleA litografia revolucionária e contrarrevolucionária (1807-1824) na construção do conhecimento histórico dos alunos
Author(s)Silva, Pedro Miguel Martins
Advisor(s)Pereira, Maria do Céu de Melo Esteves
KeywordsHistória
Fontes primárias
Litografias
Ensino secundário
Compreensão histórica
History
Primary sources
Lithographies
Secondary education
Historical understanding
Issue date2017
Abstract(s)A litografia, como fonte primária, do início do séc. XIX, apresenta-se como um conteúdo profícuo no que concerne ao desenvolvimento de conhecimentos sobre este período histórico (1807-1824). Desta forma, para apurar a evolução da construção do conhecimento histórico, a litografia afirma-se como a fonte coeva que mais proporciona, aos alunos, experiências sensoriais e emocionais, que permitam uma eficaz compreensão histórica do período de 1807 a 1824. Esta investigação pretende apurar a formação do conhecimento histórico dos alunos através da construção desse conhecimento a partir das litografias. As múltiplas visões, compreensões e explicações, dos diversos alunos, sobre as litografias, e o confronto das mesmas formulações historiográficas, constitui-se como elemento basilar, de teor educativo, no desenvolvimento deste projeto de investigação. A investigação fundamentou-se no estudo das respostas de uma turma de 21 alunos do 11º ano de escolaridade, em Braga. O projeto desenvolveu-se através do estudo de inúmeras litografias temáticas e a posterior resolução de uma Ficha de Trabalho final para cada um dos seis parâmetros litográficos explorados. Para o desenvolvimento da investigação as litografias foram divididas em seis grupos temáticos: A Litografia e a Propaganda; Os Artistas Gravadores; A Litografia ao serviço da História e da Administração; Litografias Humorísticas e Ideológicas; A Litografia Alegórica; A Litografia Revolucionária. No processo de análise das fichas correspondentes às temáticas foram observadas oito categorias/tipos de respostas elaboradas pelos discentes: Sem resposta; Errada; Vaga/incompleta; Função Informativa Geral; Juízo de Valor; Intenção de Propaganda; Técnicas/processos; e Domínio dos Conhecimentos; as quais sustentam o desenvolvimento da investigação Os resultados obtidos, a partir do estudo das diversas fichas de trabalho, constitui-se como o foco deste projeto de investigação histórico-educativo. Desta forma, a análise das respostas dos discentes, a compreensão das suas dificuldades, o desenvolvimento do nível das respostas, a alternância de categorias entre as respostas dos alunos constituiu-se como elemento fundamental para a elaboração das conclusões da investigação à pergunta de investigação: Qual é a importância da litografia contrarrevolucionária e a revolucionária (1800-1834) na construção do conhecimento histórico dos alunos?
Lithography, as a primary source, from the beginning of the XIX century, presents itself as a useful content in what concerns the development of knowledge about this historical period (1807-1824). In order to ascertain the evolution of the construction of historical knowledge, lithography asserts itself as the contemporary source that provides students with more sensorial and emotional experiences which allows an effective historical understanding of the following period –between 1807 to 1824. This research intends to verify the formation of historical knowledge of students through the construction of this knowledge from lithographs. The multiple visions, understandings and explanations of the various pupils, about lithographs, and the confrontation of the same historiographic formulations, constitute a base element of educational content in the development of this research project. The research was based on the study of the responses of a group of 21 students from the 11th grade, in Braga. The project was developed through the study of numerous thematic lithographs and the subsequent resolution of a final worksheet for each of the six lithographic parameters explored. For the development of the investigation the lithographs were divided into six thematic groups: Lithography and Propaganda; The Recording Artists; Lithography at the service of History and Administration; Humorous and Ideological Lithographs; The Allegorical Lithography; The Revolutionary Lithograph. In the analyzing process of the worksheets corresponding to the themes, eight categories / types of answer were studied: No answer; Wrong; Vague / incomplete; General Information Function; Value judgment; Intention of Propaganda; Techniques / processes; Knowledge; which support the development of research. The results obtained from the study of the various worksheets constitute the focus of this historical-educational research project. Thus, the analysis of the students ‘answers, the understanding of their difficulties, the development of the level of the answers, the alternation of categories among the students’ responses constituted a fundamental element for the elaboration of the conclusions of the research to the research question: What is the importance of counter-revolutionary and revolutionary lithography (1800-1834) in the construction of historical knowledge of students?
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário
URIhttp://hdl.handle.net/1822/57947
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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