Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/57930

Title"Rock, scissors, paper…": a expressão plástica na aprendizagem de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Other titles“Rock, scissors, paper…”: the use of arts and crafts in English learning in primary education Master in Teaching English in Primary Education
Author(s)Ribeiro, Marta Isabel da Costa
Advisor(s)Vieira, Flávia
Issue date2018
Abstract(s)Este relatório de estágio fundamenta, descreve e analisa o meu Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada, intitulado “Rock, scissors, paper…” – a expressão plástica na aprendizagem de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico, desenvolvido no âmbito do curso de Mestrado em Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico, com uma turma do quarto ano de escolaridade. Com base nas características dos alunos da turma e na análise dos resultados de um questionário inicial, delineei estratégias com recurso à expressão plástica na promoção da criatividade e do envolvimento na aprendizagem da língua inglesa. O projeto teve como objetivos: identificar preferências e atitudes iniciais das crianças face à expressão plástica e à aprendizagem de Inglês; explorar a expressão plástica para promover o envolvimento e a criatividade na aprendizagem de Inglês; desenvolver competências de autorregulação da aprendizagem da língua; avaliar o impacto do projeto na aprendizagem da língua. Os resultados finais, essencialmente focados nas perceções dos alunos mas também na observação das práticas, demonstraram que as estratégias implementadas surtiram efeito, uma vez que todos os alunos perceberam a importância do uso da expressão plástica na aprendizagem da língua inglesa, reconhecendo o seu lado lúdico, que estimulou a sua criatividade e proporcionou o seu envolvimento na produção dos trabalhos. Relativamente a limitações, observou-se que o recurso à expressão plástica consome muito tempo na preparação e desenvolvimento das aulas, o que pode condicionar a realização de outras atividades e obriga a uma gestão cuidadosa do tempo disponível. Contudo, os resultados indicam que a expressão plástica representa um recurso didático de grande valor educativo, pois envolve a participação dos alunos na criação dos seus próprios materiais, estimula a criatividade e promove a aprendizagem da língua, desenvolvendo competências de uso da língua mas também atitudes e valores favoráveis a uma boa aprendizagem.
This teaching report describes and analyses my Pedagogical Intervention Project “Rock, scissors, paper…” – the use of arts and crafts in English Learning in the primary education”, developed within the Master in Teaching English in Primary Education, with a 4th grade class. Taking into consideration the students‟ characteristics and data collected through an initial questionnaire, I outlined some strategies with the use of arts and crafts for the promotion of students‟ creativity and involvement in English learning. The project‟s objectives were: to identify the children‟s preferences and initial attitudes towards arts and crafts and English learning; to explore arts and crafts to promote involvement and creativity in English learning; to develop self-regulation skills in language learning; to evaluate the impact of the project on language learning. The final results, mainly based on students‟ perceptions and also on class observation, showed that the implemented strategies were successful, since all the students realised the importance of the use of arts and crafts in English learning, recognising its ludic side, which stimulated their creativity and enhanced their involvement in the production of materials. Regarding limitations, the use of arts and crafts consumes a lot of time in lesson preparation and development, which may affect the accomplishment of other activities and requires careful time management. Nevertheless, results show that arts and crafts are a valuable educational resource that involves the students‟ participation in the creation of their own materials, stimulates their creativity and promotes language learning, enhancing not only language competences, but also also positive learning attitudes and values.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
URIhttp://hdl.handle.net/1822/57930
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marta Isabel da Costa Ribeiro.pdf3,64 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID