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https://hdl.handle.net/1822/57914
Título: | 'Aprendizagem Colaborativa' para a compreensão de textos nas aulas de língua |
Outro(s) título(s): | ‘Collaborative Learning’ for text comprehension in language classes |
Autor(es): | Ribeiro, Carla Inês Afonso Torres |
Orientador(es): | Dionísio, Maria de Lourdes Cea Álvarez, Ana María |
Palavras-chave: | Aprendizagem colaborativa Compreensão leitora Línguas Collaborative learning Reading comprehension Languages |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | O presente Relatório de Estágio, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Português
e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário - área de
especialização de Espanhol, tem como objetivo descrever e fundamentar a implementação do
Projeto Intervenção Pedagógica Supervisionada, levada a cabo durante o ano letivo 2016/2017 e
desenvolvido em duas turmas (9º e 10º ano de escolaridade) de duas escolas do distrito de Braga.
Atualmente, as condições da existência humana têm-se tornado cada vez mais complexas,
e exigido que os sujeitos aprimorem as suas competências sociais para que sejam capazes de
enfrentar e resolver problemas interpessoais e intergrupais presentes nas sociedades
contemporâneas. Assim, a Aprendizagem Colaborativa parece ser um recurso pedagógico a
experimentar pelo sistema educativo, uma vez que já vários autores reconheceram a sua eficácia
na promoção de uma aprendizagem mais ativa e autónoma, onde os próprios alunos, em interação
uns com os outros, desenvolvem as relações interpessoais, a saúde psicológica, as competências
sociais e as aprendizagens académicas.
Com base nestes pressupostos, a intervenção pedagógica, que seguiu os princípios de
uma investigação-ação, teve como principais objetivos levar para a sala de aula uma metodologia
de trabalho que coloca os alunos no centro da ação através do trabalho colaborativo e perceber
se esta forma de trabalhar aporta vantagens para a compreensão de textos nas aulas de língua.
Para isso, as estratégias de intervenção incluíram a realização de diversas atividades de
interpretação de textos realizadas de forma colaborativa, de modo a que os alunos tomassem
consciência dos benefícios que esta metodologia aporta, mas também a constante utilização de
instrumentos de recolha de dados que permitiram aos alunos e à professora estagiária refletir
sobre o processo de ensino-aprendizagem que foi implementado e que na fase de avaliação revelou
um impacto bastante positivo. The present report results from a Supervised Pedagogical Intervention in Portuguese and Spanish classes during the internship of a Master Degree on Teaching. It aims at describing and substantiating the activities carried out during the school year of 2016/2017 with a ninth (Portuguese language) and a tenth (Spanish) grade classes of two schools in Braga Nowadays, human existence conditions have become increasingly complex, requiring that subjects improve their social skills to solve interpersonal and intergroup problems present in contemporary societies. Thus, Collaborative Learning seems to be a pedagogical resource to be tried by the educational system, since several authors have already recognized its effectiveness in promoting a more active and autonomous learning, in which students themselves, in interaction with each other, develop interpersonal relationships, psychological health, social skills and academic learning. Based on these assumptions, the pedagogical intervention, which followed the principles of research-action methodology, had as main objectives to develop a pedagogy that puts students at the center of the action through the collaborative work and to evaluate if this methodology has advantages for the understanding of texts in language classes. Therefore, the intervention strategies included the accomplishment of several activities for texts’ interpretation realized in a collaborative way, so that students became aware of the benefits that this methodology contributes with. The intervention was monitored by the continuous use of data collection instruments that allowed students and the trainee teacher to reflect on the teachinglearning process that was implemented, which showed a very positive impact in the evaluation phase. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (área de especialização em Espanhol) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57914 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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