Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/57882
Título: | (Des)gramatizar: desdramatizando a competência gramatical no ensino da língua espanhol |
Outro(s) título(s): | (De) Grammatize: simplifying grammar skills in the teaching of the Spanish language |
Autor(es): | Ribeiro, Paula Mónica Moreira |
Orientador(es): | Dono López, Pedro |
Palavras-chave: | Competência gramatical Espanhol língua estrangeira Método comunicativo Grammatical skill Spanish foreign language Communicative method |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | O presente relatório insere-se no âmbito da realização do estágio profissional do Mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e relata um projeto desenvolvido em 2015/16 numa turma de Espanhol, do 10º ano de escolaridade, numa Escola Secundária da cidade de Barcelos distrito de Braga. O projeto centrou-se no desenvolvimento das competências gramaticais na aprendizagem da LE e teve os seguintes objetivos: 1) Diagnosticar as representações e capacidades dos alunos relativas à competência gramatical e à sua importância no ensino / aprendizagem da língua; 2) Determinar as principais dificuldades dos alunos na aprendizagem da gramática na aquisição da língua espanhola; 3) Desenvolver e monitorizar propostas de intervenção que possibilitem o uso da gramática em contextos comunicativos; 4) Promover a reflexão sobre o processo de aprendizagem da gramática em contexto comunicativo; 5) Avaliar o impacto da abordagem adotada no processo de aprendizagem dos alunos, as suas potencialidades e as suas limitações. Para cumprir os objetivos delineados, foram desenvolvidas estratégias de promoção do uso da gramática em contextos comunicativos. Assim foram, cuidadosamente, criados e selecionados materiais que permitissem o cumprimento dos objetivos propostos e a inclusão dos alunos como agentes ativos na sala de aula. Foram ainda desenvolvidas estratégias de autorregulação das aprendizagens, tendo sido utilizados instrumentos de recolha de informação para aferir a perceção dos alunos acerca das atividades desenvolvidas. This report results from a project developed in the practicum of the Master in English and Spanish Teaching in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education, and reports a project developed in 2015/16 in a class of Spanish, with 10th grade students, in a School in Barcelos, district of Braga. The project focused on the development of grammatical skills in Foreign Language learning and had the following objectives: 1) To assess students' perceptions and abilities, regarding the grammar competence and its importance in teaching/learning the language; 2) To determine students' main difficulties in learning grammar in the acquiring of the Spanish language; 3) To develop and monitor intervention proposals that allow the use of grammar in communicative contexts; 4) To promote the development of self-regulation on the learning process of grammar in a communicative context; 5) To evaluate the impact of the approach adopted in the students' learning process, its potentialities and its limitations. In order to accomplish the outlined objectives, intervention strategies were designed to promote the use of grammar in communicative contexts. Materials were carefully created and selected so as to allow the achievement of the proposed objectives and the inclusion of students as active agents in the classroom. Strategies of self- regulation were also developed, and instruments of information collection were used to measure the students' perception of the activities developed. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57882 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Paula Mónica Moreira Ribeiro.pdf Acesso restrito! | 7,69 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |