Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/57848

TitleO PIBID e a inserção à docência: experiências, possibilidade e dilemas
Author(s)Paniago, Rosenilde Nogueira
Sarmento, Teresa
Rocha, Simone Albuquerque da
KeywordsFormação de professores
Aprendizagem da docência
PIBID
Issue date2018
JournalEducação em Revista
Abstract(s)Este texto resulta de pesquisa que objetivou investigar a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a aprendizagem da docência na formação inicial. De abordagem qualitativa, recolhemos dados em fontes documentais e em narrativas orais de nove licenciandos dos cursos de Matemática, Biologia e Química e de três professores da instituição locus da pesquisa. Os resultados sinalizam que o PIBID tem contribuído significativamente para a aprendizagem da docência dos formandos por ensejar a imersão em diversas atividades de aprendizagem à docência e iniciação à pesquisa. Entretanto, foram constatadas vulnerabilidades, entre elas: a ausência de práticas efetivas dos formandos com alunos da educação básica, ausência de formação pedagógica dos formadores e inexperiência com a investigação nesse nível de ensino.
This article results from a research investigating the contribution of the Institutional Program of Initiation to Teaching Scholarship (PIBID) for teaching formation for the early years of education. From a qualitative approach, we collected data in documental sources and in oral narratives of nine students of Mathematics, Biology and Chemistry courses and of three teachers from the institution that was locus of this research. The results indicate that the PIBID has contributed significantly to the teaching of the trainees because it stimulates immersion in diverse activities of teaching formation and initiation to research. However, vulnerabilities were observed, such as the absence of effective practices of the trainees with students of basic education, lack of pedagogical formation of the trainers and inexperience with research and teaching in basic education.
Typearticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/57848
DOI10.1590/0102-4698190935
ISSN1982-6621
Peer-Reviewedyes
AccessopenAccess
Appears in Collections:CIEC - Artigos (Papers)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O PIBID e a Inserção à Docência.pdf1,01 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis