Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/57800

Title“Sem Etiquetas”: uma página Facebook para a inclusão digital de adultos com incapacidade intelectual
Author(s)Fernandes, Diana Andreia Esteves
Advisor(s)Lencastre, José Alberto
KeywordsIncapacidade intelectual
Facebook
Inclusão digital
Educação de adultos
Intellectual disability
Digital inclusion
Adult education
Issue date2018
Abstract(s)A capacidade de aceder, adaptar e criar novo conhecimento através do uso das TIC é decisiva para a inclusão digital e social no tempo atual. As redes sociais, e nomeadamente o Facebook, possibilitam a interação, participação e colaboração. Embora esta plataforma possa ser utilizada de diversas formas, as páginas apresentam-se como boas ferramentas educativas. As pessoas com incapacidade intelectual são das que mais registam exclusão digital, sendo importante garantir o acesso às TIC, às competências e aptidões básicas, mas também a aplicação desses conhecimentos nas áreas da vida. Este estudo pretendeu analisar o impacto de uma página de Facebook na inclusão digital de adultos com incapacidade intelectual. A opção metodológica foi a development research, sendo o objeto uma página de Facebook intitulada “Sem Etiquetas”, e os conteúdos da página, as estruturas das sessões e todos os materiais, desenvolvidos ao longo de um processo cíclico e interativo. Os participantes foram 4 adultos com incapacidade intelectual. Para a recolha de dados utilizou-se o focus-group, a observação com recurso a notas de campo e a observação dos registos automáticos de dados. Na análise dos dados procedeu-se à análise de conteúdo, com codificação aberta e axial, e ainda à triangulação dos dados. Como resultados identificamos competências no uso de hardware e software, na captura e edição de fotografias, e na utilização da plataforma Facebook. Destacamos ainda resultados no que refere à participação, relacionada com a interatividade gerada pela página, como a interação específica das publicações, com as conexões criadas, com o senso crítico e o processo de colaboração. Nos resultados apresentamos também estratégias, sugestões, a motivação e o empowerment como potenciadores da inclusão digital. A criação dos conteúdos para a página, como as fotografias, revelou-se como um instrumento que impulsiona a criatividade, a autenticidade e a motivação, permitindo a publicação das mesmas exercer aos participantes com incapacidade intelectual uma presença e protagonismo social na rede.
The ability to access, adapt and develop knowledge through ICT is crucial for digital and social inclusion. Social media, as Facebook, enable interaction, participation and collaboration. Although Facebook can be used in several different ways, its pages can be useful educational tools. People with intellectual disability are the most affected by digital exclusion. Thus, it is vital to ensure them access to ICT, share competencies and skills, as well as support them in the application of such knowledge on a daily basis. This study aimed to analyse the impact of a Facebook page on the digital inclusion of adults with intellectual disability. We used a development research method, where the object was a Facebook page titled "Sem Etiquetas", and the content of this page, the structure of the sessions and all the resources were developed in a cyclical and interactive process. The participants of the study were four adults with intellectual disability. For data collection, we use focus-group interviews, observation and automatic records from the Facebook platform. Content analysis was performed, with open and axial coding, as well as data triangulation. Results show that adults with the intellectual disability acquired competencies in the use of hardware and software, in photo capture and editing, as well as in the use of Facebook. We also highlight participation, collaboration and interaction related to Facebook interactivity that these adults have achieved through the connections created, the critical sense and the collaborative process. Other results are described as strategies, suggestions, motivation and empowerment as enhancers of digital inclusion. The content creation, such as photos, proved to be a driver of creativity, authenticity and motivation for these adults with intellectual disability, allowing them to have a presence on social media.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/57800
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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