Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/57760

TitleO uso de efeitos sonoros como estímulo no ensino do contrabaixo
Author(s)Boaventura, Paulo Jorge Novo
Advisor(s)Abeijón, Ricardo Iván Barceló
KeywordsEfeitos sonoros
Contrabaixo
Criatividade
Motivação
Música
Sound effects
Doublebass
Creativity
Motivation
Music
Issue date2018
Abstract(s)O presente Plano de Intervenção está inserido no âmbito da unidade curricular “Estágio Profissional” do 2º ano do ciclo de estudos, conducente ao grau de Mestre em Ensino de Música, do Instituto de Educação da Universidade do Minho e do Departamento de Musica do I.L.C.H., no ano letivo 2015/2016. O projeto de intervenção foi elaborado tendo como principais finalidades: Realizar uma investigação aprofundada sobre os efeitos que a aprendizagem do contrabaixo pode proporcionar ao nível da motivação no aluno para um melhor conhecimento técnico e musical, numa abordagem mais positiva e diversificada ao instrumento; Conhecer melhor a personalidade dos alunos e a suas reações perante o uso de efeitos sonoros, ligados à elaboração de contos breves. Este projeto, resumidamente, tem duas componentes fundamentais: uma mais teórica, de ponto de vista pedagógico e psicológico e uma outra componente prática, referente aos efeitos do contrabaixo e à criatividade. Assim sendo, realizei uma investigação implementando a lecionação de algumas aulas diferentes das habituais, procurando promover a criatividade e a motivação para o estudo nos alunos de um ponto de vista alternativo, mediante o uso do maior número de efeitos sonoros exequíveis no contrabaixo. Por outra parte, com o uso destes efeitos sonoros pretendi criar histórias didáticas e criativas com os alunos, de forma a que um determinado efeito, ou um som particular produzido no contrabaixo represente, por exemplo, sons de animais envolvidos nas referidas histórias. Numa perspetiva mais reflexiva tive a oportunidade de observar a evolução das aptidões dos alunos e ao mesmo tempo o meu progresso enquanto docente, sendo assim o resultado final desta prática foi consideravelmente positivo, através de estratégias que tiveram como objetivo principal a abordagem de efeitos sonoros como estimulo ao estudo do instrumento e simultaneamente o desenvolvimento cognitivo e criativo do aluno. Conclui que os alunos desenvolveram a capacidade criativa, sentindo-se mais motivados para a aprendizagem da prática do instrumento. Desenvolveram competências a nível de efeitos sonoros e técnicas diferentes de abordagens à musica.
The present Intervention Plan is part of the Curriculum Unit “Professional Stage” from the 2nd year and the level of education leading to Master Degree in Music Education, from the “Instituto de Educação of the University of Minho” and the Music Department of the I.L.C.H., in the school year of 2015/2016. The present intervention project was developed with the following main goals: Undertake a deep investigation within the sound effects provided by the double bass, with the objective of motivating and captivating the students to a better knowledge and positive approach to the instrument; To understand better the personality of the student and their reactions to the use of the sound effects linked to the invention of short stories. Briefly, this project has two fundamental components: a more theoretical from a pedagogical and psychological point of view; and a component more practical, concerning the effects of double bass and creativity. Therefore, I carried out in investigation by implementing the teaching of some different classes from the habitual ones, trying to promote the creativity and the motivation to the study by the students from an alternative point of view, by the use of most of sound effects that the double bass can do. On the other hand, with the use of these sound effects, I intended to create didactic and narrative stories with the students, so that a particular effect, or a particular sound produced on the double bass represents, for example, sounds of animals involved in the stories. In a reflective perspective I had the opportunity to observe the evolution of the students' abilities and at the same time my progress as a teacher. The final result of this practice was considerably positive, through strategies that had the main objective the approach of sound effects as a stimulate to the study of the instrument and simultaneously the cognitive and creative development of the student. In conclusion, I observed that students have developed creative ability, feeling more motivated to learn the practice of the instrument. They developed skills in sound effects and different techniques to approach the music.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttp://hdl.handle.net/1822/57760
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Paulo Jorge Novo Boaventura.pdf
  Restricted access
4,61 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID