Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/57725

TitleCriatividade e representações do clima criativo em sala de aula: um estudo exploratório no 1º Ciclo do Ensino Básico
Author(s)Leite, Carla
Morais, Maria de Fátima
Martins, Fernanda
Miranda, Lúcia
KeywordsCriatividade
Clima criativo
Crianças
Género
Escola
Issue date2018
PublisherInstituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e Desenvolvimento
JournalRevista de Psicologia, Educação e Cultura
CitationLeite, C., Morais, M. F., Martins. F., & Miranda, L. C. (2018). Criatividade e representações do clima criativo em sala de aula: Um estudo exploratório no 1º Ciclo do Ensino Básico. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, 22 (1), 140-154.
Abstract(s)No mundo atual é indiscutível a necessidade de investir no desenvolvimento do potencial criativo. Um dos contextos que tem suscitado um número significativo de estudos sobre criatividade é o educativo e, especialmente, o escolar. Os primeiros anos de escolaridade correspondem a um período potencialmente rico para tal investimento sendo, consequentemente, um período no qual a é útil a avaliação de criatividade e de representações face a um ambiente criativo em sala de aula. O presente trabalho procura analisar competências criativas e representações de clima criativo na sala de aula em 164 alunos do 2º e do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Mais especificamente, quer-se explorar cada uma destas variáveis por ano de escolaridade e por género. A avaliação de competências criativas foi feita através da metodologia de avaliação de produtos criativos e para a avaliar as representações usou-se a escala “Clima para a Criatividade em Sala de Aula” (Fleith & Alencar, 2005) na sua versão adaptada a Portugal (Dias, 2014). Os resultados indicam que alunos do 4º ano mostram melhor desempenho na maioria das competências criativas e percecionam mais autonomia em sala de aula. Quanto ao género, não houve diferenças na realização criativa, percecionando as raparigas mais positivamente algumas dimensões do clima em sala de aula.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/57725
ISSN0874-2391
Publisher versionhttp://pec.ispgaya.pt/index.php/publicacoes
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
artigo PEC 2018.pdf7,79 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID