Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/57725

TítuloCriatividade e representações do clima criativo em sala de aula: um estudo exploratório no 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(es)Leite, Carla
Morais, Maria de Fátima
Martins, Fernanda
Miranda, Lúcia
Palavras-chaveCriatividade
Clima criativo
Crianças
Género
Escola
Data2018
EditoraEdições ISPGaya
RevistaRevista de Psicologia, Educação e Cultura
CitaçãoLeite, C., Morais, M. F., Martins. F., & Miranda, L. C. (2018). Criatividade e representações do clima criativo em sala de aula: Um estudo exploratório no 1º Ciclo do Ensino Básico. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, 22 (1), 140-154.
Resumo(s)No mundo atual é indiscutível a necessidade de investir no desenvolvimento do potencial criativo. Um dos contextos que tem suscitado um número significativo de estudos sobre criatividade é o educativo e, especialmente, o escolar. Os primeiros anos de escolaridade correspondem a um período potencialmente rico para tal investimento sendo, consequentemente, um período no qual a é útil a avaliação de criatividade e de representações face a um ambiente criativo em sala de aula. O presente trabalho procura analisar competências criativas e representações de clima criativo na sala de aula em 164 alunos do 2º e do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Mais especificamente, quer-se explorar cada uma destas variáveis por ano de escolaridade e por género. A avaliação de competências criativas foi feita através da metodologia de avaliação de produtos criativos e para a avaliar as representações usou-se a escala “Clima para a Criatividade em Sala de Aula” (Fleith & Alencar, 2005) na sua versão adaptada a Portugal (Dias, 2014). Os resultados indicam que alunos do 4º ano mostram melhor desempenho na maioria das competências criativas e percecionam mais autonomia em sala de aula. Quanto ao género, não houve diferenças na realização criativa, percecionando as raparigas mais positivamente algumas dimensões do clima em sala de aula.
Tipoarticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/57725
ISSN0874-2391
Versão da editorahttp://pec.ispgaya.pt/index.php/publicacoes
Arbitragem científicayes
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
artigo PEC 2018.pdf7,79 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis