Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/57428

TítuloInventário de características psicológicas associadas ao desempenho académico: validação em alunos universitários
Outro(s) título(s)Inventory of psychological characteristics associated with academic performance: university student validation
Inventario de características psicológicas asociadas con el desempeño académico: validación en estudiantes universitarios
Autor(es)Antunes, Ana Pereira
Morais, Maria de Fátima
Martins, Fernanda
Palavras-chaveRendimento escolar
Avaliação psicológica
Ensino superior
Academic achievement
Psychological evaluation
Higher education
Rendimiento escolar
Evaluación psicológica
Enseñanza universitaria
DataOut-2017
EditoraUniversidade de São Francisco. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
RevistaAvaliação Psicológica
CitaçãoAntunes, A. P., Morais, M. F., & Martins, F. (2017). Inventário de características psicológicas associadas ao desempenho académico: Validação em alunos universitários. Avaliação Psicológica, 16(4), 387-396. http://dx.doi.org/10.15689/ap.2017.1604.12569
Resumo(s)Este estudo teve como objetivo adaptar e validar à população portuguesa um questionário de autorrelato para estudar alunos de mérito académico, desenvolvido originalmente por investigadores holandeses, designado na versão portuguesa por Inventário de Caraterísticas Psicológicas Associadas ao Desempenho Académico. Participaram 1366 alunos (771 mulheres e 597 homens) do 1º ciclo do ensino superior português de cursos pertencentes a 3 áreas do conhecimento: Ciências e Tecnologias, Ciências Sociais e Humanas, Artes e Humanidades. A análise fatorial exploratória apontou para uma estrutura com 6 fatores relacionados com as dimensões: Cognitivo-Criativa; Motivação e Estratégias de Aprendizagem, Persistência, Interação Social, Procura de Excelência e Interesse Cultural. Os índices de fidelidade (alfa de Cronbach) para cada uma destas dimensões revelam-se adequados com valores entre 0,67 e 0,91. Os resultados são discutidos e são apresentadas linhas orientadoras para estudos futuros.
This study aimed to adapt and validate a self-report questionnaire to study students of academic merit for a Portuguese population. The Inventory of Psychological Characteristics Associated with Academic Performance was originally developed by Dutch researchers. The sample consisted of 1,366 students (771 women, 597 men) from the 1st cycle degree in the Portuguese higher education, belonging to three areas of study: Science and Technology, Social and Human Sciences, and Arts and Humanities. Exploratory factor analysis pointed to a six-factor structure related to three dimensions: Cognitive-Creative, Motivation and Learning Strategies, Persistence, Social Interaction, Search for Excellence, and Cultural Interest. Reliability indexes (Cronbach's alpha) for each of these dimensions are adequate. The results are discussed and guidelines are presented for future studies. Keywords: academic achievement; psychological evaluation; higher education.
Este estudio tuvo como objetivo adaptar y validar en la población portuguesa un cuestionario de autoinforme para estudiar alumnos de mérito académico, desarrollado originalmente por investigadores holandeses; la versión portuguesa se denomina Inventario de Características Psicológicas Associadas ao Desempenho Académico (Inventario de Características Psicológicas Asociadas al Desempeño Académico). Participaron 1366 estudiantes (771 mujeres y 597 hombres) de primer ciclo de enseñanza universitaria portuguesa de cursos pertenecientes a tres áreas del conocimiento: Ciencia y Tecnología, Ciencias Sociales y Humanas, Arte y Humanidades. El análisis factorial exploratorio señaló una estructura con 6 factores relacionados con las dimensiones: Cognitivo-creativa; Motivación y Estrategias de Aprendizaje; Persistencia; Interacción Social; Búsqueda de Excelencia e Interés Cultural. Los índices de fidelidad (alfa de Cronbach) para cada una de estas dimensiones se mostraron adecuados. Los resultados son discutidos y se presentan líneas directrices para futuros estudios.
Tipoarticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/57428
DOI1015689/ap.2017.1604.12569
ISSN1677-0471
e-ISSN2175-3431
Versão da editorahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712017000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Arbitragem científicayes
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
publicado - cópia.pdf175,8 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis