Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/57380

Title"Conhecer o nosso corpo": das perguntas às descobertas
Author(s)Gomes, Eduarda João Vidrago
Advisor(s)Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins
KeywordsAtividades e projetos
Aprendizagem ativa
Educação pré-escolar
Activities and projects
Active learning
Pre-school education
Issue date2017
Abstract(s)O seguinte relatório apresenta o projeto de intervenção pedagógica desenvolvido no âmbito do estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A intervenção pedagógica em contexto de jardim de infância teve como principal objetivo dar resposta aos interesses e necessidades visíveis nas brincadeiras e nos diálogos das crianças sobre o corpo humano. Com a intervenção pretendeu-se reconhecer as potencialidades da metodologia do trabalho de projeto, como também identificar as vantagens que adulto e criança, trabalhando em conjunto, podem trazer para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Para tal, tornou-se necessário proporcionar experiências e atividades que desafiassem o grupo a participar ativamente na construção de novas aprendizagens sobre o referido tema. O projeto de intervenção envolveu atividades de pesquisa, representação, planificação e reflexão em grupo, bem como a partilha e divulgação de ideias e descobertas. O projeto de intervenção pedagógica promoveu a construção de novos conhecimentos com profundidade e sentido, uma vez que, partiu dos interesses das crianças. Deste modo, o projeto tornou-se mais autêntico, já que as crianças assumiram um papel ativo na sua aprendizagem.
The following narrative presents the project of pedagogical intervention developed within the scope of an internship in Master course in Pre-School Education. The pedagogical intervention in a kindergarten context had is main objective to respond to the interests and needs that are visible in how the children play and dialogue about the human body. The aim of the intervention was to recognize the potential of the methodology of the work project, as well as to identify the advantages that adult and child, working together, can bring to improve the teaching-learning process. To do so, it became necessary to provide experiences and activities that challenged the group to participate actively in the construction of new learning about the subject. The intervention project included activities of research, representation, planning and reflection in groups, sharing and disclosure of ideas and discoveries. The project of pedagogical intervention promotes the construction of new knowledge with depth and meaning, since, it begins on the interests of children. In this way, the project will become more authentic, as children recognize their role as active agents in their learning.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttp://hdl.handle.net/1822/57380
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eduarda João Vidrago Gomes.pdf2,35 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID