Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/57316

TitleCompetências socioemocionais e a resolução de conflitos interpessoais em contexto de jardim de infância
Author(s)Silva, Patrícia Nogueira e
Advisor(s)Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins
KeywordsCompetências socioemocionais
Resolução de conflitos
Educação pré-escolar
Socioemotional skills
Conflict resolution
Pre-school education
Issue date2017
Abstract(s)O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Universidade do Minho. Apresenta um projeto de intervenção pedagógica direcionado para a promoção de competências socioemocionais das crianças e da capacidade de resolução de conflitos interpessoais contexto de jardimde- infância. A temática surgiu a partir da observação das interações entre as crianças, sobretudo durante o tempo de trabalho nas áreas de interesse. O relatório expõe os referentes teóricos que fundamentaram o projeto abordando a importância do desenvolvimento socioemocional das crianças e do papel dos adultos na promoção dessas capacidades. A abordagem educacional High/Scope sustentou também as atividades desenvolvidas. Descrevem-se e analisam-se as principais estratégias implementadas desde a leitura de uma história, à exploração das emoções, passando pela introdução do “quadro das emoções” e a mudanças na organização do espaço físico da sala. Estas estratégias contribuíram para mudanças significativas nos comportamentos sociais e emocionais das crianças, nas estratégias de resolução de conflitos e nas relações interpessoais.
The report was developed within the scope of curricular unit of Supervised Teaching Practice undertaken within the context of the Master Degree in Pre-School Education, University of Minho. The present report intends to present a pedagogical intervention directed to the promotion of socioemotional competence in children and the management of interpersonal conflict and resolution among kindergarten children. This thematic arises from the observation of interactions among the children, mainly during their social interactions at ‘work time’ in the interest areas, where specific activities were planned for the children to explore. The report exposes some fundamental references that underpinned the project by addressing the importance of children's socioemotional development and the role of the adults in promoting these skills. Within this framework, the High/Scope approach also supported the activities developed. The main activities implemented from a story reading, to the exploration of feelings, the introduction of a ‘feelings chart’ and, finally, the organization of the room’s physical layout where the ‘work time’ activities are carried out, are described and analyzed. These strategies have contributed to some significant changes in children's social and emotional behaviours, conflict resolution, and interpersonal relationships.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttp://hdl.handle.net/1822/57316
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado


Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID