Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/57311

Title"O que é a lua cheia?": relato de um trabalho de projeto e dos contributos da documentação pedagógica para a reflexão
Other titles“What is the full moon?”: report of a project work and the contributions of the pedagogical documentation for reflection
Author(s)Dias, Ana Carolina Ferreira
Advisor(s)Parente, Maria Cristina Cristo
KeywordsMetodologia de trabalho de projeto
Reflexão
Documentação pedagógica
Project work
Reflection
Pedagogical documentation
Issue date2017
Abstract(s)A educação de infância em Portugal tem sido alvo de inúmeras alterações no decurso dos últimos anos que se apresentam como uma resposta às constantes exigências que a sociedade atual lhe vai fazendo. Neste contexto de mudança, alteraram-se as conceções da pedagogia na infância e a Metodologia de Trabalho de Projeto e a reflexão começaram a conquistar cada vez mais terreno e preponderância. O presente relatório de estágio, integrado no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar, enquadra-se nesta abordagem e visa apresentar o modo como o Trabalho de Projeto promove a reflexão das crianças e dos adultos, dando, de igual modo, a conhecer o papel que a documentação pedagógica detém neste processo de promoção da reflexão. Por forma a cumprir este objetivo, o projeto de intervenção pedagógica que se apresenta neste relatório desenvolveu-se e sustentou-se na metodologia de investigação-ação. Esta investigação foi, então, um processo cíclico que integrou a observação, a documentação, a planificação, a ação e no qual a reflexão adquiriu um papel central. O estudo realizado junto de um grupo de dezoito crianças com cinco e seis anos de idade revelou que a reflexão realizada pelas crianças e pelos adultos, ainda que distinta, é fundamental à sua progressão pessoal e profissional. A reflexão propicia às crianças construir conhecimento sobre a temática em estudo no Trabalho de Projeto, enquanto ao educador de infância permite construir conhecimento sobre a sua ação pedagógica. Neste processo, a documentação pedagógica adquire um papel primordial, uma vez que, ao revelar as aprendizagens construídas por todos os atores educativos, possibilita que os mesmos se construam como uma comunidade de aprendizagem que constantemente se reforma com o objetivo de melhorarem e construírem conhecimento.
Childhood education in Portugal has been the subject of numerous changes over the last few years, which are presented as a response to the constant demands of today’s society. In this context of change, the conceptions of pedagogy in childhood were altered and the Project Work Methodology and reflection began to conquer more and more ground and preponderance. This internship report, integrated in the syllabus of the Master in Pre-School Education, is part of this approach and aims to present the way in which the Project Work promotes the reflection of both children and adults. Furthermore, it acknowledges the role that pedagogical documentation plays in this process of promoting reflection. In order to fulfill this objective, the project of pedagogical intervention, which gives the name for the accomplishment of this report was developed and based on an approach to the research-action methodology. Therefore, this research was a cyclical process composed of observation, documentation, planning, action and in which reflection has acquired a central role. The study was carried out with a group of eighteen children, aged from five to six years old. It showed that the reflection carried out by children and adults, despite all the differences, is fundamental to their personal and professional development. The reflection allows the children to acquire knowledge about the subject under study in the Project Work. On the other hand, it allows the educator to acquire knowledge concerning his/her pedagogical action. In this process, pedagogical documentation played a major role, since by revealing the learning acquired by educational actors, it allows them to build a learning community that is constantly being reformed with the goal of improving and broadening knowledge.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttp://hdl.handle.net/1822/57311
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Carolina Ferreira Dias.pdf2,1 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID