Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57270

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAbeijón, Ricardo Iván Barcelópor
dc.contributor.authorBarbosa, Ana Rita Rodrigues Gouveiapor
dc.date.accessioned2018-12-12T15:11:48Z-
dc.date.issued2017-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/57270-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Músicapor
dc.description.abstractO presente relatório de estágio, integrado no âmbito do estágio supervisionado do Mestrado em Ensino de Música realizado na Universidade do Minho, relata a investigação realizada em torno das estratégias cognitivas de reflexão e auto-regulação no processo de ensino-aprendizagem da guitarra. Esta investigação inserida no âmbito da prática de ensino supervisionada, foi realizada na instituição de ensino Curso de Música Silva Monteiro e contou com a participação de dois alunos do segundo grau de guitarra. A necessidade premente da promoção de autonomia, pensamento crítico, capacidade de resolução de problemas e do papel activo dos alunos aquando as suas aprendizagens tornam esta temática pertinente. Aplicamos o nosso plano de intervenção que consistiu na preparação de três obras correspondentes ao programa de segundo grau de guitarra tendo em consideração a aplicação de estratégias que proporcionassem atitudes reflexivas e auto-regulatórias nos alunos. O objectivo principal foi investigar se após a aplicação do nosso plano de intervenção os alunos se manifestariam capazes de organizar e realizar os seus planos e métodos de estudo, demonstrar conhecimentos e aplicar competências de forma autónoma e consciente. Os resultados obtidos apontam que o uso das estratégias de reflexão e auto-regulação no ensino aprendizagem da guitarra podem ser promotoras de motivação no estudo individual dos alunos e do seu sucesso na aquisição das suas aprendizagens.por
dc.description.abstractThis internship report, made in the final stage of the Master in Music Teaching in Universidade do Minho, is a research conducted around the cognitive strategies for reflection and self-regulation in the teaching-learning process of the guitar. This research included within the teaching of supervised practice, was held in the educational institution Curso de Música Silva Monteiro with the participation of two students from the second level of the guitar. The significant need of the promotion of autonomy, critical thinking, problem-solving and the active role of students when they are learning, makes this topic relevant. Our plan of intervention consisted in the preparation of three musical pieces which correspond to the second-degree program of guitar and we take into account the implementation of strategies that provide reflexive attitudes and selfregulatory approaches in the students. The main objective was to investigate if, after the application of our plan of intervention, students would be able to organize and carry out their plans and methods of study, demonstrating knowledge and applying skills independently with awareness. The results show that the use of the strategies of reflection and self-regulation in the teaching-learning of the instrument can be promoters of motivation in the individual study of students and their success in the acquisition of their learnings.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectReflexãopor
dc.subjectAuto-regulaçãopor
dc.subjectGuitarrapor
dc.subjectEnsino especializadopor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectReflectionpor
dc.subjectSelf-regulationpor
dc.subjectGuitarpor
dc.subjectSpecialized teachingpor
dc.subjectMusicpor
dc.titleReflexão e auto-regulação no processo de ensino-aprendizagem da guitarrapor
dc.title.alternativeReflection and self-regulation in the teaching-learning process of the guitarpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202052990por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Rita Rodrigues Gouveia Barbosa.pdf
Acesso restrito!
3,67 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID