Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/57270

TitleReflexão e auto-regulação no processo de ensino-aprendizagem da guitarra
Other titlesReflection and self-regulation in the teaching-learning process of the guitar
Author(s)Barbosa, Ana Rita Rodrigues Gouveia
Advisor(s)Abeijón, Ricardo Iván Barceló
KeywordsReflexão
Auto-regulação
Guitarra
Ensino especializado
Música
Reflection
Self-regulation
Guitar
Specialized teaching
Music
Issue date2017
Abstract(s)O presente relatório de estágio, integrado no âmbito do estágio supervisionado do Mestrado em Ensino de Música realizado na Universidade do Minho, relata a investigação realizada em torno das estratégias cognitivas de reflexão e auto-regulação no processo de ensino-aprendizagem da guitarra. Esta investigação inserida no âmbito da prática de ensino supervisionada, foi realizada na instituição de ensino Curso de Música Silva Monteiro e contou com a participação de dois alunos do segundo grau de guitarra. A necessidade premente da promoção de autonomia, pensamento crítico, capacidade de resolução de problemas e do papel activo dos alunos aquando as suas aprendizagens tornam esta temática pertinente. Aplicamos o nosso plano de intervenção que consistiu na preparação de três obras correspondentes ao programa de segundo grau de guitarra tendo em consideração a aplicação de estratégias que proporcionassem atitudes reflexivas e auto-regulatórias nos alunos. O objectivo principal foi investigar se após a aplicação do nosso plano de intervenção os alunos se manifestariam capazes de organizar e realizar os seus planos e métodos de estudo, demonstrar conhecimentos e aplicar competências de forma autónoma e consciente. Os resultados obtidos apontam que o uso das estratégias de reflexão e auto-regulação no ensino aprendizagem da guitarra podem ser promotoras de motivação no estudo individual dos alunos e do seu sucesso na aquisição das suas aprendizagens.
This internship report, made in the final stage of the Master in Music Teaching in Universidade do Minho, is a research conducted around the cognitive strategies for reflection and self-regulation in the teaching-learning process of the guitar. This research included within the teaching of supervised practice, was held in the educational institution Curso de Música Silva Monteiro with the participation of two students from the second level of the guitar. The significant need of the promotion of autonomy, critical thinking, problem-solving and the active role of students when they are learning, makes this topic relevant. Our plan of intervention consisted in the preparation of three musical pieces which correspond to the second-degree program of guitar and we take into account the implementation of strategies that provide reflexive attitudes and selfregulatory approaches in the students. The main objective was to investigate if, after the application of our plan of intervention, students would be able to organize and carry out their plans and methods of study, demonstrating knowledge and applying skills independently with awareness. The results show that the use of the strategies of reflection and self-regulation in the teaching-learning of the instrument can be promoters of motivation in the individual study of students and their success in the acquisition of their learnings.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttp://hdl.handle.net/1822/57270
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Rita Rodrigues Gouveia Barbosa.pdf
  Restricted access
3,67 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID